Yoga: dicas para começar a praticar em casa

A yoga é uma prática que une vantagens ao corpo, à mente e também ao espírito. A filosofia é milenar e tem como objetivo principal levar o praticante a um estado de paz e tranquilidade, colocando-o em contato com o seu próprio “eu”.

Leia também:

Com a chegada da quarentena, muitas pessoas deixaram as aulas de lado por não encontrarem um meio de continuar essa prática. Por isso, para te ajudar a não perder o hábito de realizar a yoga, separamos algumas dicas de como praticar sozinho e em segurança durante esse período de isolamento social.

Encontre um local adequado

É preferível que o local escolhido para realizar a prática seja calmo, espaçoso e possua o chão plano e liso, assim será mais fácil se concentrar durante os exercícios e obter uma maior flexibilidade.

Prepare-se de forma correta

Coloque uma roupa confortável que dê liberdade ao seu corpo no momento dos exercícios. Além disso, evite se alimentar momentos antes da prática, assim é possível evitar o refluxo e a indigestão.

Adquira um MAT

Com certeza você já viu ou ouviu falar do famoso tapetinho de yoga. Ele deve ser antiderrapante e ter aderência ao seu corpo. Assim, será muito mais confortável realizar os exercícios.

Caso não seja possível adquirir um no momento, você pode usar como alternativa uma toalha ou cobertor, mas lembre-se, eles não são antiderrapantes – tome cuidado!

Crie o hábito

Para que você possa perceber os benefícios da prática em sua vida, é necessário fazer com que ela possa virar um hábito. Para isso, você precisa praticar todos os dias, de preferência em um período do dia específico. Assim, o seu corpo e a sua mente ficaram acostumados a essa nova rotina.

Inspire-se em algumas páginas que postam vídeos da prática

Nossa dica vai para o Instagram WeLove, que todas as terças, quintas e sábados posta aulas ao vivo com excelentes professoras, mulheres empoderadas e com histórias incríveis, assim como Thais – ela nasceu em Paraisópolis, RJ, e possui seu próprio estúdio de Yoga na Europa -, a Kami Oliveira, que é da Chapada dos Veadeiros em Goiás e a Tais Mattos, de Maresias.

”Hoje eu entendo que a yoga é muito mais que um exercício físico. Ela é um estilo de vida, um momento que você se permite estar diante de si mesmo sem cobranças ou julgamentos. Um momento de pausa diante do mundo cheio de informações que vivemos, para silenciarmos a mente e nos conectarmos com a nossa essência”, comenta uma das idealizadoras do projeto, Manu Denardin.

Alem disso, existem aplicativos idealizados para te ajudar a praticar yoga em qualquer lugar que preferir. Confira alguns:

Daily Yoga
Este aplicativo visa estimular a prática diária e possui diversas sessões e poses. São vídeos com instruções por áudio que auxiliam desde iniciantes a avançados. É gratuito e está disponível para IOS e Android.

Simply Yoga
O aplicativo é extremamente intuitivo e possui cerca de 50 posições diferentes. Com certeza ele é a escolha certa para quem gosta de aulas mais animadas e dinâmicas – como uma yoga fitness. Há duas opções de download, a gratuita, com algumas limitações em exercícios, e a paga, que possui todas as funções liberadas. O app está disponível para IOS e Android.

Yoga for Beginners
Em português conhecido como “yoga para iniciantes”, o app é perfeito para quem deseja começar a praticar os exercícios, além de possuir três tipos de praticas para novatos: Vinyasa, Hatha e Yoga Restaurativa. O app é totalmente gratuito e está disponível para download em IOS e Android.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close