Vacina contra Covid-19 não estará disponível para toda a população em 2021, diz Ministério da Saúde

É óbvio que estamos todos sedentos por uma vacina que combata a pandemia do novo coronavírus. Porém, o Ministério da Saúde brasileiro declarou que o imunizante não estará disponível para 100% da população brasileira em 2021.

Leia também:

“Nós definimos objetivos [com grupos prioritários] para a vacinação, porque não temos uma vacina para vacinar toda a população brasileira”, declarou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da pasta, Francieli Fontana. “Além disso, os estudos não preveem estar trabalhando com todas as faixas etárias inicialmente, então não teríamos mesmo como vacinar toda a população brasileira.”

Elcio Franco, secretário-executivo, também citou as limitações quando se fala em imunização no mundo inteiro. “Quando a gente fala em imunização, o mundo não entende que terá que ter vacina para todos. A própria Covax Facility, iniciativa que junta uma série de laboratórios, ela almeja acesso a 2 bilhões de doses para a vacinar todo o mundo, e por aí verificamos que é uma meta bastante ambiciosa porque não se imagina que haverá vacina para vacinar todos os cidadãos do planeta Terra.”

Sobre o plano de vacinação no Brasil, Franco disse que já está em contato com os laboratórios que estão em fase mais avançada de desenvolvimento. “Estamos conversando com os laboratórios e acompanhando os estudos. Dessa forma vamos desenhar a vacinação no país”, disse.

Vale lembrar que quatro laboratórios testam vacinas no Brasil: Sinovac, Oxford e AstraZeneca, Janssen e BioNTech/Pfizer. Destas, a Sinovac e de Oxford com a AstraZeneca já têm acordos fechados no país.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close