Tudo sobre a terceira dose da vacina contra o coronavírus

Com mais de 60% da população do Brasil vacinada com, pelo menos, a primeira dose, os casos de coronavírus vêm diminuindo. Entretanto, estudos recentes mostraram a importância de uma terceira dose para reforçar a imunização.

Leia também:

Essa nova situação gerou muitas dúvidas entre os brasileiros. Qual vacina exige a terceira dose? Qual faixa etária receberá? O quão seguro é essa nova aplicação? Bom, o Domínio Pop vai esclarecer as principais dúvidas sobre a terceira dose da vacina contra o coronavírus!

Quem pode tomar a terceira dose? 

De acordo com o Ministério da Saúde, a terceira dose será aplicada, primeiramente, em idosos que já estão completamente imunizados a mais de seis meses. Ainda, pessoas com baixa imunidade vacinadas com as duas doses há 28 dias também poderão participar desta nova fase. 

Vale enfatizar que o termo imunossuprimidos se refere a pacientes oncológicos, portadores de HIV, pessoas transplantadas e outras questões sérias de saúde. A lista exata das doenças que se enquadram para tomar a terceira dose será divulgada pelo Ministério da Saúde em breve. 

Quais vacinas exigem a terceira dose? 

O plano do Governo Federal é aplicar a terceira dose à idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos, não importando quais foram as primeiras doses do indivíduo. A maioria dos idosos receberam a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Entretanto, o Ministério da Saúde recomenda que a terceira dose seja Pfizer, independente das doses anteriores. 

Mais de 100 milhões de doses Pfizer estão previstas para serem entregues até dezembro. Essa vacina vem sendo a favorita dos brasileiros devido a raríssima ocorrência de reações e a alta imunidade contra o coronavírus. 

Quando vou tomar a terceira dose? 

Fica de olho na carteirinha dos seus avós, porque a terceira dose está marcada para começar agora em Setembro na maioria dos estados brasileiros. 

A previsão é que o calendário da terceira dose ocorra da mesma forma que as primeiras doses: decrescente entre as faixas etárias. Assim que sejam divulgadas datas mais exatas para a terceira dose em jovens, o Domínio Pop vai trazer todas as informações para você!

Quem tomou Pfizer precisa de terceira dose? 

Não é novidade para ninguém que a vacina Pfizer tem um nível de imunização superior. Mas será que ela é tão boa que dispensa a terceira dose? 

Estudos realizados na Universidade da Pensilvânia apontam que após as vacinas da Pfizer e Moderna, o sistema imunológico desenvolve uma memória de defesa, ou seja, a terceira dose poderia realmente ser dispensada. Entretanto, eles confirmam que o reforço não teria efeitos negativos e sim, criaria um melhor bloqueio do coronavírus. 

 A ciência deixa claro: a vacinação é a nossa vitória contra o coronavírus! Nossa missão é nos vacinarmos e compartilharmos notícias verdadeiras para não deixar as “fake news” atrapalharem a imunização dos brasileiros. Tem mais dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários que nós te respondemos, sempre baseados na ciência! 

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close