STF determina abertura imediata de CPI da pandemia no Brasil

Após mais de 300 mil mortes por covid e recordes que ultrapassam os 4 mil óbitos diários, o STF decidiu abrir uma CPI com o objetivo de investigar a responsabilidade do governo federal frente ao combate à pandemia no Brasil.

Leia também:

Luis Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura da CPI em decisão monocrática. O pedido foi feito por senadores da oposição para obrigar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco a instalar a comissão que fará a investigação.

Segundo o ministro, tal urgência se deve ao agravamento da pandemia no país que está “em seu pior momento, batendo lamentáveis recordes de mortes diárias e de casos de infecção”. Nesta quinta, 8, foram registradas 4249 mortes em 24 horas.

Em suas redes sociais, o senador líder da oposição e autor do pedido pela CPI, Randolfe Rodrigues, disse que espera “com urgência o início dos trabalhos para apurar os responsáveis pelo genocídio em curso no Brasil e por esse atoleiro sanitário. Temos pressa! Há vidas em risco.”

Vale lembrar que, durante toda a pandemia, o presidente Jair Bolsonaro deu declarações que ajudaram a agravar a situação no país. Em várias ocasiões, ele desencorajou o uso de máscaras, o distanciamento social e incentivou o uso de um tratamento precoce que não tem comprovação científica.

Foto: Unsplash

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close