Status: em relacionamento sério com o meu TCC

Em certos momentos da minha vida eu pensava em conquistas do futuro como algo que nunca chegariam ou que eu nunca teria sucesso. Quando eu tinha 12 anos, eu acreditava que nunca passaria no vestibular. Quando eu tinha 15, parecia impossível aprender a dirigir. Quando eu tinha 17 e entrei na faculdade, parecia que o TCC não ia chegar nunca. Mas chegou…

Leia também:

Trabalho de Conclusão de Curso. Conclusão! Mas já? Passou tão rápido… Até ontem eu ainda era bixete! Até ontem eu virava as madrugadas em festas de faculdade. Hoje eu viro madrugadas na frente do computador. 

Quando eu via os veteranos aos nervos por causa do TCC eu não compreendia. Porque se preocupar tanto com algo que dificilmente você será reprovado? Hoje eu entendo. Não queremos somente ser aprovados. Nós queremos ser aprovados com mérito e excelência. Em cada passo do projeto, vamos nos apegando mais a ele. Como se fosse uma cria. E como todo pai orgulhoso, queremos ver nossa cria ser bem sucedida. 

Não existe receita para um bom TCC

Mas o sucesso não vem de graça. Tem muita pedra no meio do caminho. E após cada desafio enfrentado, vem outro. Primeiro, a dificuldade de escolher um tema. Você deve gostar do tema a ponto de suportá-lo por um ano inteiro, mas não tanto a ponto de tirar o prazer de um assunto que é apaixonada. 

Tema decidido? Agora vem a pesquisa. Muitas horas de estudo e leitura. Livros, teses, filmes, documentários. Você deve mergulhar em tudo que aborda o tema escolhido e encontrar o recorte e o enfoque que quer dar para o seu trabalho. 

Finalmente, a produção. Colocar todo o conhecimento com suas próprias palavras. Entretanto, apesar de existirem passos básicos para a produção de um TCC, não existe receita de bolo. Não existe certo ou errado. Cada aluno tem seu tempo e sua maneira de produzir. 

Ansiedade: a maior companheira de um universitário

Mas se existe algo que todos os alunos têm em comum é a ansiedade. Às vezes chego a pensar que a ansiedade é contagiante. Você pode estar tranquilo com seu trabalho, mas se conversar com um amigo nervoso, acaba absorvendo o nervosismo para si. 

“Vai dar tudo certo”. Todos dizem isso, né? Os pais, os professores, os amigos, o orientador. Mas não adianta. A ansiedade continua aí. Até o último segundo antes dos examinadores revelarem sua nota final. A ansiedade vai estar aí. Às vezes ela vai te ajudar a ir adiante, às vezes ela vai te atrapalhar.

Só não deixe a ansiedade ser maior do que seu amor pelo TCC. E não deixe de virar uma madrugada em festa ao invés de na frente do computador (após a pandemia, claro!). Uma madrugada só não vai comprometer seu TCC. No dia seguinte, ele vai estar ali te esperando. 

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close