Queda de cabelo: saiba como evitar e tratar esse problema

Quando nosso cabelo começa a cair com muita frequência e encher o pente de fios já rola uma preocupação: será que é o sintoma de alguma coisa grave? A boa notícia é que raramente a queda capilar está associada a algo preocupante – mas, é claro, se o problema persistir, é essencial consultar um médico profissional, combinado?

Leia também:

“Existem alguns hábitos e produtos que podem agravar essa condição, por exemplo: procedimentos químicos em excesso (coloração, escova progressiva, relaxamento), falta de vitaminas, anemia, estresse, alterações hormonais, excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e até dermatite seborreica ( a famosa caspa)”, conta o cabeleireiro Julio Cesar Penatti, do salão Hermas Beleza.

Ao sentir que o seu cabelo está caindo com muita frequência, o ideal é avisar seu cabeleireiro e procurar um dermatologista de confiança. “A ideia de que todos os casos são tratados da mesma forma é totalmente ultrapassada, pois são inúmeras as causas e por isso cada uma merece um tratamento específico”, alerta Julio.

Cuidados no dia a dia

Segundo o cabeleireiro, é possível evitar o problema seguindo alguns rituais bem simples no dia a dia. Anota aí:

  • Lavar os cabelos pelo menos 2 vezes por semana. Não tem necessidade de lavá-los todos os dias, até porque é importante manter a oleosidade natural do cabelo para proteger os fios;
  • Alimentação saudável (ajuda não só os cabelos, mas pele e unhas);
  • Enxaguar bem os cabelos – resíduos de produtos podem danificar os fios;
  • Desembaraçar ainda no banho com condicionador ou máscara capilar para evitar atrito;
  • Só prender os cabelos quando estiverem secos.

Como tratar a queda de cabelo?

Se a queda de cabelo for detectada e tratada bem no início de forma leve, pode ser controlada com produtos que encontramos em salões de beleza ou lojas especializadas. “Uma das marcas mais famosas para o tratamento da queda e afinamento capilar é a Nioxin, com sistemas customizados para tipos específicos de cabelo”, indica Julio Cesar.

Também vale apostar em shampoos que contém arginina. A substância encorpa os fios e fortalece o couro cabeludo. Manter uma alimentação regada a proteínas, ferro e zinco também pode ajudar.

A carboxiterapia capilar é outro tratamento bem comum para combater essa condição. O processo promove a oxigenação e reestruturação anatômica do couro cabeludo, acelerando o processo de crescimento.

Na hora de tratar, é bom ficar atentx: não existe produto ou tratamento milagroso que acaba com a queda em questão de dias. “Embora existam casos muito específicos apontados em diagnóstico onde os cabelos voltam a crescer com ou sem tratamento. Quedas ocasionadas por episódio estressante que foi rapidamente superado, por exemplo, é um deles”, alerta o médico e tricologista Dr. Ademir Leite Junior. “Mas cabe esclarecer que para os cabelos voltarem a crescer normalmente são necessários mais que dois meses após início do tratamento.”

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close