Os filtros de Instagram e TikTok estão mudando a nossa relação com a maquiagem

No meio de uma crise global que obrigou muita gente a se isolar em casa por conta da pandemia do coronavírus, os filtros de maquiagem e figurinhas no rosto do Instagram e TikTok se destacaram ainda mais. Influencers e anônimos estão aproveitando o maior tempo livre para se arriscar nessas artes – e até mesmo descobrir um gosto maior por make.

Leia também:

“É a hora de você brincar mais e explorar as coisas legais que esses filtros têm para oferecer”, aconselha a maquiadora profissional Fabi Gomes. “Não existe tanto compromisso com a seriedade, porém é importante a gente filtrar o que de bom e ruim pode vir dessa brincadeira.”

A influencer de beleza Sophie Katirai acredita que os filtros podem melhorar o humor durante os dias de quarentena – ela mesma já foi responsável por criar um em que se aplica adesivos de borboleta no rosto. ” Durante esse período de isolamento, muitos estão se sentindo tristes, isolados, entediados e desmotivados para se vestir e usar maquiagem. Eu sinto que os filtros ajudam a elevar o nosso humor e nos fazem sentir melhor sobre a nossa aparência”, conta ela à Teen Vogue. “Essa pandemia afetou a todos nós de maneiras diferentes e sou grata por ter esses filtros que estão trazendo sorrisos e felicidade a tantas pessoas bonitas no Instagram.”

Ao mesmo tempo que os filtros são ótimos para você brincar e elevar o humor durante os dias de isolamento, eles podem criar uma armadilha e afastar você do seu verdadeiro eu, portanto, Fabi Gomes aconselha “acender a luz vermelha” caso isso venha a acontecer. “O atual momento pode ser legal pra você olhar pra dentro e descobrir mais sobre você mesmx. Com esses recursos pode ser que algumas pessoas se afastem de si mesmas e de suas verdadeiras belezas.”

Agora, a dúvida que fica é: será que esses filtros terão uma influência significativa na beleza fora da tela do celular, como nas semanas de moda, por exemplo? Fabi acredita que sim. “Cada marca abraça da sua maneira essas formas inusitadas. Por mais que você acredite que não se inspira e não liga pra isso você acaba incorporando o que esses filtros trazem no dia a dia sem se dar conta.”

Ela ainda acredita que pode ser possível um “novo normal” na beleza depois da pandemia da covid-19, porém tudo vai depender de como estamos ousando e lidando com a maquiagem durante o período de isolamento. “Muitas pessoas que são ‘escravas’ de determinadas estéticas podem notar que não precisam tanto delas assim. Na quarentena, pode ser que a galera experimente e se descubra mais para poder usar na vida real quando tudo isso passar. Vai ser lindo para quem está entregue assim.”

A atual crise global da saúde trouxe consigo conversas sobre como o mundo se adaptará a um novo normal depois da pandemia. Nosso relacionamento com filtros de maquiagem ou mídias sociais em geral, não ficará imune a essas mudanças. E que sejam novidade positivas!

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close