O império de Bianca Andrade

Nascida no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, Bianca Andrade começou a trilhar sua carreira na beleza quando se tornou maquiadora através de um curso do Senac. Aos 16 anos, usava o seu talento maquiando as vizinhas. Em 2011 criou um canal sobre o assunto no YouTube. Foi o passo certo para que ela deslanchasse de vez, alguns anos mais tarde. De gravar vídeos dentro do quarto no começo dos anos 2010 a faturar mais de R$ 120 milhões em 2020: como Bianca uniu o seu poder de influência com a expertise nos negócios e hoje simplesmente arrasa nos dois segmentos?

Foto: Gabriel Bertoncel

“Não vou dizer que não tinha essa ambição, mas não imaginava essa proporção. Comecei de forma despretensiosa num blog e as pessoas começaram a se interessar pelo meu trabalho, histórias e vida. Foi uma coisa muito espontânea, mas sempre levei muito a sério, desde o início”, conta ela ao DOMÍNIO POP.

Além de produzir conteúdo para o seu canal no YouTube e Instagram, Bia também está à frente da Boca Rosa Beauty, bem sucedida marca de maquiagem, e assina a criação da Boca Rosa Hair, marca própria dentro do grupo de beleza Cadiveu.

Em breve, ela também estará à frente do cargo de maior responsabilidade – e muito amor – da sua vida: o de mãe do pequeno Cris, fruto do seu relacionamento com o youtuber Fred, do canal Desimpedidos. Para o chá revelação do baby, Bia fechou o Estádio do Maracanã, no Rio, e optou por não fazer distinção de cores para os gêneros, colocando a cor roxa como decoração. Que mara!

Bia é divertida, sagaz, antecipa tendências e faz questão de valorizar muito a sua origem simples. Talvez esses sejam os elementos que mais a ajudaram a construir o império de Boca Rosa.

Foto: Gabriel Bertoncel

Mais detalhes? Óbvio! Leia a entrevista completa com a Bianca:

DOMÍNIO POP: Primeiramente, queria te perguntar qual é a principal diferença, pra você, entre Bianca Andrade e Boca Rosa.
Bianca: Muitas pessoas me perguntam sobre! (risos). Meu lado empresária, meu lado artista, influencer, a CEO dos projetos é a Bianca Andrade. Boca Rosa é a minha marca (que hoje se estende para Boca Rosa Beauty, Boca Rosa Hair…), minha persona, como fiquei conhecida na internet desde a criação do blog e do canal. Ambas se conversam o tempo todo e não se separam nunca. É esta soma de facetas que me completa.

Lá no começo, em 2011, você imagina que iria chegar tão longe?
Não imaginava. Não vou dizer que não tinha essa ambição, mas não imaginava essa proporção. Comecei de forma despretensiosa num blog e as pessoas começaram a se interessar pelo meu trabalho, histórias e vida. Foi uma coisa muito espontânea, mas sempre levei muito a sério, desde o início. Quando notei que podia trabalhar com isso, investi bastante da forma que podia e as coisas foram acontecendo. Não foi fácil e nem um mar de rosas, mas aprendi muito e ainda aprendo a cada dia. Agradeço muito a minha família, amigos e ao meu time que sempre embarcaram nos meus sonhos e me ajudaram a passar por cada momento difícil e a no futuro transformá-los em aprendizado e oportunidades. Hoje, vejo que cada dificuldade e cada passo foi muito importante. Sou muito grata!

Qual é o principal fator que você deve o sucesso de seu canal?
Hoje tenho ficado muito feliz em conseguir ser cada vez mais aberta com o meu público, com as pessoas que me acompanham desde o comecinho e as novas que acabam de chegar. O Youtube foi onde tudo começou, hoje segue sendo um dos meus principais meios de comunicação e de levar conteúdo, mas aproveito para dizer que estou em uma fase muito leve em relação ao canal. Exponho meus pensamentos e fragilidades, minha verdade, em falar dos meus projetos e dos bastidores deles, da vida real… Eu amadureci muito, mudei e acho que hoje me sinto realizada em ver que quem me acompanha entendeu o processo e tem abraçado cada fase minha. Então acho que é um conjunto de fatores, de identificação, mas principalmente a troca com o público e a dedicação, que sempre me fez querer levar algo diferente para quem estava me assistindo. Um exemplo disso foi o Boca a Boca, quando conseguimos fazer um programa ao vivo e em plena pandemia dentro de um canal do Youtube. Assim seguimos!

Foto: Gabriel Bertoncel

Como você define a resiliência em um ambiente como o digital?
Defino como essencial. A internet é um espaço livre, onde as pessoas falam o que querem. Com isso, tem muita coisa boa, mas muita coisa ruim também. Então, eu sempre falo, filtrar o que você leva para a sua vida e coração é essencial, se não fica muito difícil. É importante entender o seu momento e abraçar suas fases para que você seja o mais sincera consigo e com o que você quer passar. É preciso fazer do limão uma limonada mesmo, isso é uma lição que levo pra vida. E em relação a conteúdo, a resiliência cabe perfeitamente também. É essencial renovar o conteúdo, pensar em coisas novas, aderir novos formatos, gerar curiosidade, criar histórias que conectam seus projetos e suas redes sociais, etc.

Como você faz para dar conta de tantas marcas que levam o seu nome?
Olha, enlouqueço às vezes (risos). Mas, sem dúvidas, muito planejamento e dedicação. Somado a isso, uma equipe maravilhosa e muito conectada comigo. Eles embarcam em todas as minhas ideias. Estamos sempre pensando… São tantas ideias e projetos, é uma coisa surreal. Tudo das minhas marcas passa por mim, tudo em Boca Rosa Beauty foi idealizado por mim e pela minha equipe, desde o produto, passando pela embalagem até a estratégia de lançamento. O mesmo com Boca Rosa Hair. Então, é muito trabalho, mas com planejamento tudo sai do papel!

Hoje você vê espaço para o surgimento de novos influencers? Qual dica você daria?
Sempre! A internet é um espaço que sempre cabe mais e mais. Eu diria para eles não desistirem e se dedicarem, pensarem sempre à frente, irem contra a corrente para inovar. Pode exigir muito no começo, mas quando amamos o que fazemos e temos vontade de evoluir, o resultado até pode demorar ou o caminho não ser tão simples, mas é extraordinário. Se planeje, leve muito a sério e sejam vocês mesmos, sempre.

Falando sobre a gravidez, como foi descobrir? Já estava em seus planos?
Sim, estava nos meus planos. Eu queria engravidar e foi planejado. Resolvemos tentar e achamos que ia demorar mais um pouquinho, mas veio de cara (risos). Então, foi muito doido porque a ficha não caia. Foi um momento muito mágico assim, algo indescritível. Passei por uma situação na qual meus familiares acabaram descobrindo de uma forma que eu não planejava, mas deu tudo certo no fim e estamos conseguindo viver o processo e cada etapa com muito amor e ansiedade para esta chegada, claro!

Foto: Divulgação

Quais são as suas expectativas com a chegada do seu baby?
São muitas! Só de imaginar meu baby aqui com a gente meu olho já enche de água. Não aguento… Estou muito ansiosa, mesmo. O Cris já me ensinou muitas coisas, eu tenho um novo olhar sobre o mundo, de verdade, isso é impressionante. Um turbilhão de emoções, sensações e muita muita felicidade!

Seu programa no YouTube foi o maior sucesso. De onde surgiu a ideia?
Eu fiquei muito realizada com o Boca a Boca. Foi um projeto que surgiu diante do cenário que estamos vivendo hoje, com toda adaptação, dentro da minha casa e foi um dos meus maiores desafios. Pude explorar meu lado de direção criativa e me encontrei demais como apresentadora. Todas as minhas facetas ficaram muito ativas (amei brincar com isso no programa, inclusive) e, voltar para o Youtube, lugar que “cresci” na internet, foi muito importante nesse processo. Me desafiei, mais uma vez, aprendi muito e só agradeço por ter tido uma equipe tão incrível comigo neste projeto.

Em 2020 você revelou ser pansexual. Como você vê o cenário LGBTQIA+ no Brasil hoje?
Acho que tivemos alguns avanços, mas ainda estamos muito longe de atingir o mundo ideal de respeito e igualdade. É duro quando acompanhamos os números: o Brasil é o que mais mata transexuais no mundo e a cada 26 horas uma pessoa LGBTI+ é assassinada ou se suicida vítima da LGBTfobia. É triste e doloroso avaliar esse cenário, mas muito necessário.

Quais são os próximos passos dentro do seu negócio? O que podemos esperar para o resto desse ano?
Olha, podem sempre esperar novidades porque eu não fico parada (risos). Mas, fiz um lançamento incrível de cinco batons, um para cada dia da semana. Foi um sucesso! Estou muito feliz com o resultado e todo o esforço da minha equipe para sair tudo como planejado. Agora, estou lançando uma nova linha de cabelos do Boca Rosa Hair by Cadiveu. É uma linha toda biodegradável e vegana, livre de crueldade animal. Já lançamos e balm leave-in e, aos poucos, faremos outros lançamentos como shampoo em barra, vitamina para cabelo e muito mais. Ainda tem meu escritório, uns projetinhos e um baby (risos). Muitas coisas boas estão por vir!

Mais capas:

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close