Mood quarentena: Dicas de organização para o seu guarda-roupa

Organizar o armário com peças essenciais sempre foi um grande dilema, não é mesmo? Principalmente porque ele sempre acaba virando uma bagunça e fica difícil encontrar tempo para se dedicar a essa função. Mas essa pode ser uma ótima atividade para realizar durante o distanciamento social, já que estamos sempre procurando algo para fazer e preencher algumas horinhas do nosso dia.

Segundo especialistas, manter a casa — e tudo o que há nela — em ordem pode trazer benefícios para o proprietário, já que oferece sensação de bem-estar e qualidade de vida. Conviver com a desorganização pode ser desgastante e estressante, principalmente em tempos de pandemia. Para resolver este problema, separamos algumas dicas infalíveis:

Esvazie as gavetas

O primeiro passo é fundamental, é o start que você precisa para que as coisas comecem a fluir naturalmente. Tire tudo do armário e aproveite para limpar o espaço com seus produtos favoritos, dando aquele toque suave que tanto procura. Antes de colocar tudo de volta, item por item, você perceberá que muitas peças já não têm mais utilidade e merecem ganhar um novo destino. 

Desapegue de algumas peças

O momento “desapega” é um dos mais importantes e determinantes para conquistar a arrumação ideal. Neste momento, classifique as peças por “tem utilidade” e “não vejo há tempos”, assim você certamente saberá o destino que cada uma delas deve tomar. Agora, se você é o tipo de pessoa que não consegue desapegar de alguns objetos, aqui vai algumas dicas:

Caso a roupa esteja rasgada, perdeu utilidade ou esteja muito velha, jogue fora, ela provavelmente não ajudará outras pessoas. Se você deseja fazer uma boa ação, separe aqueles itens que já não usa há um bom tempo, mas segue ocupando espaço em seu guarda-roupa, envie para alguma instituição de caridade ou campanha local. Roupas atuais, que caem bem ao corpo e estão em bom estado seguem com você, elas ainda serão muito aproveitadas!

Onde você usaria cada peça?

Foi convidada para uma festa ou outro evento especial e não sabe o que vestir?
Organizando seu armário por ocasião você consegue economizar tempo na hora de procurar o look ideal, além de facilitar a busca por possíveis composições. Outra dica infalível é montar uma seção com 10 looks com peças básicas que todo mundo têm.

Organize por cor

Além de ajudar a manter a harmonia e organização do armário, essa dica ainda auxilia na hora de pensar em novas combinações de looks. Outro ponto positivo é a possibilidade de enxergar com mais facilidade as peças parecidas, podendo destinar uma delas para a doação. A sensação de ver o armário arrumado em degradê motiva a mantê-lo sempre ajeitado.

Coloque etiquetas de identificação

Antes de colocar todas as peças de volta no devido lugar, aplique etiquetas nas gavetas e prateleiras especificando o que vai em cada espaço, isso com certeza facilitará a arrumação, principalmente se você não tem o costume de voltar algo para o mesmo local.

Aposte em caixas organizadoras

Para manter o armário sempre alinhado, é fundamental distribuir bem todos os itens de utilidade. Para isso, as caixas de acrílico, de palha e madeira são excelentes aliadas, já que reúnem todas as coisas em um único recipiente. Essas divisórias ainda possibilitam separar os itens por categoria, tamanhos e cores, economizando espaço que pode ser destinado a peças mais específicas e que precisam estar em maior evidência.

Dedique um cabide para cada item

Existem vários modelos e possibilidades de cabides, podendo encontrar tanto em lojas de decoração, quanto em site de produtos variados. O legal é brincar com cada um deles, como por exemplo encaixar suéteres, moletons e blusas enroladas dentro de cabides organizadores de tecido que acomodam sapatos. Também vale usar os cabides tradicionais para pendurar bolsas e cachecóis, disponibilizando ainda mais espaço para preencher com outras peças.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close