Memetização da política: transformar assuntos sérios em piada é saudável?

Se tem um povo que é conhecido por encontrar alegria até nas situações mais trágicas, é o povo brasileiro. Provavelmente você já ouviu metáforas sobre isso, como “o brasileiro faz do limão uma limonada”, ou até mesmo a famosa expressão que vemos nas redes sociais: “o brasileiro tinha que ser estudado pela NASA”.

Leia também:

Entretanto, até onde esse bom humor brasileiro é algo positivo para a nação? Até que ponto transformar assuntos sérios em piada é saudável? Principalmente quando o assunto é política e as consequências impactam a vida dos cidadãos brasileiros.

Não é de hoje que a política do Brasil se torna motivo de humor devido à falas ou atitudes ridículas de autoridades. Porém, as redes sociais trouxeram um novo termo: os memes. Os memes foram tão inseridos na sociedade e estão tão presentes no nosso dia a dia que não percebemos a gravidade deles na esfera política. É preocupante a forma como transformamos o líder do país em motivo de deboche. Ou pior, como normalizamos falas que deveriam causar indignação.

Apesar dessa situação estar bastante presente no governo Bolsonaro, ele não foi o primeiro e, provavelmente, não será o último. Em 2015, a então Presidenta Dilma Rousseff realizou um discurso na ONU, no qual ela repetiu diversas vezes a expressão “estocar vento”. Suas palavras viraram piada nacional, assim como outras frases confusas de discursos de Dilma, como os famosos “saudar a mandioca” e “dobrar a meta”. Ao invés da população se preocupar com o sério problema de comunicação do então governo, nós (povo brasileiro) ignoramos o peso da situação e a transformamos em humor.

Apesar dos discursos de Dilma terem representado um empecilho para a transmissão de mensagens, afetaram apenas a área da comunicação. As palavras de Jair Bolsonaro, por outro lado, têm consequências mais sérias, como na saúde da população.

Quando um Presidente da República recebe 57 milhões de votos, deixa-se claro o quão forte é sua influência. Entretanto, quando Bolsonaro debocha de uma vacina que protege de um vírus que já matou 229 mil brasileiros, o assunto é mais sério do que parece.

Entenda que cada autoridade deste país trabalha para nós, para os 211 milhões de brasileiros. Já passou da hora de deixarmos de lado os memes de jacaré e de leite condensado. O Brasil não é piada. O Brasil não pode ser piada.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close