Máscaras de pano são suficientes para o momento atual da pandemia?

Com a explosão de casos de covid-19 e o colapso de saúde em vários estados no Brasil, cientistas e especialistas da áreas passaram a recomendar um reforço maior para se combater o coronavírus. Além do isolamento social e da higiene das mãos, práticas costumeiras, a discussão sobre o uso da máscara correta voltou à tona: afinal, os modelos de pano são suficientes para conter o atual momento da pandemia?

Leia também:

“A máscara de pano não é mais suficiente quando usada isoladamente, já que dependemos de outras medidas, como isolamento social e uso do álcool em gel”, alerta a Dra. Dania Abdel Rahmen, médica infectologista do Hospital Albert Sabin de São Paulo. “Sabemos que a de pano não é a melhor do mundo, mas é melhor usá-la do que nada.”

A profissional alerta que o uso do acessório de pano pode se tornar mais eficaz quando usada junto de uma máscara cirúrgica. “Estudos já mostram que o vírus é mais facilmente barrado quando usamos as duas máscaras juntas.”

Foto: Canva

Qual é o melhor modelo para se combater o coronavírus?

Segundo Dania, o ideal para a população em geral é combinar as duas máscaras (pano + cirúrgica) ou apostar nos modelos N95 ou PFF2, que tem uma filtração maior – porém, há um risco da falta do acessório para profissionais de saúde que estão trabalhando nos hospitais.

“Se todo mundo usar a máscara corretamente, cobrir o nariz e a boca e trocá-la a cada duas horas, sem esquecer da higienização da forma correta, automaticamente irá aumentar a eficácia de qualquer máscara”, completa a doutora.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close