Experimente digitar a palavra “maquiagem” no Google. As primeiras sugestões que a plataforma vai te dar serão “maquiagem pele negra”, “maquiagem para pele negra” e “maquiagem para pele morena”. Isso é um reflexo das buscas feitas durante todo o ano: houve um aumento de 60% na busca pelo termo da janeiro a agosto de 2020.
Leia também:
Além disso, as buscas por “base ideal para pele negra” cresceram muito – já correspondem a 34,5% da procura relacionada ao tema entre janeiro e outubro de 2020, comparado com o ano anterior.
“Historicamente, 80% das buscas cosméticas globais por diversidade vêm de produtos para cabelo, e vem se expandindo para as demais categorias de beleza. Porém, as buscas por maquiagem e cuidados com a pele relacionadas à diversidade crescem 15% ao ano”, declarou Carolina Soares, líder de insights para beleza e cuidados pessoais do Google Brasil, à Marie Claire.
Quando entramos no assunto skincare, também vemos que mulheres negras estão tendo uma certa dificuldade na hora de suas rotinas de cuidados com a pele. Em estudo feito pelo Google, as principais preocupações dessas mulheres são: tratar oleosidade (20%), limpar a pele (19%), tratar olheiras ou sinais de idade (18%), manter a pele sem manchas (15%) e pele hidratada (12%). A pesquisa também destacou a falta de representatividade de modelos e fotos com seu tom de pele (12%) e a falta de produtos para a textura e questões da minha pele (9%).