Com o calor começando a dar seu ar da graça, muitas pessoas voltam a se preocupar com a depilação frequente da pele – mas é sempre bom deixar claro que está tudo bem deixar essa preocupação de lado, viu!? Quando o assunto se trata de eliminar os pelos, há o temível medo das manchas que podem aparecer em decorrência da depilação.
Leia também:
- Liberte sua sobrancelha: conheça o movimento que celebra a “monocelha”
- 5 dicas e truques para acabar de vez com as olheiras
- Bronze fake: aprenda a usar o autobronzeador e fique da cor do verão
A razão por trás das manchinhas têm como responsável a melanina, proteína que determina a tonalidade dos olhos, cabelos e da pele. É exatamente ela quem protege o corpo do impacto da radiação solar. Quando ocorre uma alta exposição aos raios ultravioletas, as células aumentam a produção da melanina com o objetivo de criarem uma camada de proteção contra a radiação, que pode causar lesões no DNA se penetrarem na pele
“Pode-se dizer que os tons de pele influenciam na maior ou menor probabilidade de manchas da região onde o processo depilatório foi feito, já que o trauma que se provoca nas células pode desencadear o aumento da produção de melanina”, explica Regina Jordão, CEO e fundadora do Instituto Pello Menos.
“As lâminas, por exemplo, causam um atrito na superfície da pele que, com a frequência do uso, podem causar um escurecimento da região”, acrescenta Regina.
Com a ajuda da especialista, listamos alguns cuidados que podem ser seguidos para que sejam minimizados os riscos de aparecimento de manchas. Confira:
Esfoliação
O ideal é esfoliar a região a ser depilada três dias antes do procedimento. A prática promove a renovação celular da pele da região, facilitando, assim, a remoção dos pelos e minimizando os riscos de causar manchas e alergias.
Use cremes calmantes pós-depilação
O uso desses produtos é indicado no período pós-depilatório e tem por objetivo aliviar aquela vermelhidão que fica, sabe? Peça recomendação à uma profissional da área ou a um dermatologista de sua confiança antes, combinado?
Exposição solar
Outra recomendação muito importante é evitar ao máximo a exposição direta ao sol por pelo menos 48 horas após o procedimento de depilação.
Cuidado com o uso de cera quente em casa
A temperatura da cera também pode influenciar no aparecimento de manchas. Caso o produto esteja muito quente, as chances de danificar a pele são muito maiores. Prefira que profissionais qualificados manuseiem o produto.
Aplicação de produtos inadequados
Não é indicada a aplicação de produtos com ácidos em sua formulação na região depilada no período em que a pele estiver sensível, bem como aqueles à base de álcool.