Livros: 8 sugestões de leitura para o inverno

A estação mais fria do ano chegou e tudo o que a gente quer é cobertor, chocolate quente e… um bom livro, claro! Julho também é mês de férias para muita gente, então, preparei uma lista com 8 opções de leituras para curtir quando as temperaturas começarem a cair. Vamos lá?

Leia também:

1. Deixe a neve cair, de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Na noite de Natal, uma tempestade inesperada de neve transforma uma pequena cidade num refúgio romântico inusitado, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, correr com amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com uma tristeza pela perda do namorado que parecia ser ideal não é nem um pouco romântico. Mas a magia do Natal sempre pode mudar nosso destino, não é mesmo? Os contos escritos por John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle podem ser lidos ou vistos na sua TV: Deixe a neve cair foi adaptado pela Netflix em 2019.

2. Tempo de reacender estrelas, de Virginie Grimaldi

Anna tem 37 anos, está separada do marido e as dívidas não param de aumentar. Ela se desdobra para manter o trabalho como garçonete em um restaurante e sustentar as filhas, Chloé e Lily, com quem encontra apenas no café da manhã.

Chloé tem 17 anos. Uma adolescente cheia de sonhos prestes a desistir deles. É por meio de seu blog que vamos conhecendo melhor seus planos e desilusões. Lily, 12 anos, está com problemas na escola e o único a saber disso é Marcel, seu diário, e seu ratinho, batizado com o mesmo nome do pai, Mathias.

Quando Anna se dá conta de que suas filhas não estão bem, ela toma uma decisão inesperada: levá-las em um motorhome, rumo aos países da Escandinávia, para ver a Aurora Boreal. Prepare-se para uma emocionante história sobre relações familiares, encontros entre gerações e, acima de tudo, sobre o amor.

3. Sete dias juntos, de Francesca Hornak

Inverno e quarentena? Temos, é claro – mas nada relacionado à pandemia de covid-19. Nessa história, vamos conhecer a família Birch: Emma, a matriarca, está eufórica com a chegada da filha mais velha, Olivia, mesmo sabendo que o único motivo para o seu regresso é a quarentena à qual deverá se submeter após ter sido voluntária no tratamento de uma epidemia devastadora na África .Enquanto Emma se esforça para parecer tranquila e para agradar a filha recém-chegada, seu marido, Andrew, jornalista e renomado crítico de restaurantes, passa os dias isolado em seu escritório, revirando o passado e revivendo seus dias de glória como um correspondente de guerra. Phoebe, a filha mais nova, vive em um mundo frívolo que gira somente ao seu redor, e durante a quarentena se dedica de forma obsessiva à organização de sua cerimônia de casamento, para o desgosto de Olivia que tenta superar o choque cultural causado pelo contraste entre os luxos da vida de sua família e as mazelas de um país subdesenvolvido.

Pelos próximos sete dias ninguém poderá entrar nem sair da casa. Isolados do mundo e presos à companhia indesejada uns dos outros, uma semana pode se tornar uma eternidade para os Birch. Especialmente quando todos têm segredos a esconder.Um deles prestes a bater à porta…

4. O urso e o rouxinol, de Katherine Arden

Nas distantes terras do norte da Rússia, quase engolidas por uma extensa e milenar floresta, o inverno rigoroso dura a maior parte do ano, maltratando pessoas e animais. Órfã de mãe e filha caçula do rico e generoso senhor feudal daquela região, a pequena Vasya cresce sob a proteção de seus irmãos mais velhos, alimentada pelos fascinantes contos de fadas que a ama conta às crianças ao redor do forno.

Essas histórias trazem personagens como o temido Rei do Inverno, considerado a própria Morte, e seu irmão gêmeo, o Urso, que se fortalece com o medo e as guerras. Para Vasya, a única que vê os seres mágicos da floresta e os espíritos guardiões que protegem sua casa, os gêmeos podem ser reais e uma ameaça aterrorizante.

Quando o pai de Vasya retorna com uma nova esposa após uma viagem a Moscou, a vida da filha caçula e de todos à sua volta sofre duras consequências. A pedido da madrasta, um jovem padre vem à região e passa a pregar contra as antigas crenças locais, gerando discórdia e intolerância ao mesmo tempo que enfraquece os espíritos guardiões e abre espaço para o mais diabólico dos inimigos. Resta a Vasya lutar por sua gente antes que seja tarde demais. 

5. Jardim de inverno, de Kristin Hannah

Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas.

A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história.

Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família, mudando tudo o que elas pensam que são.

6. Um dia em Dezembro, de Josie Silver

Londres, um dia em dezembro de 2008. É quase véspera de Natal e Laurie não vê a hora de aproveitar o feriado para dar um tempo da sua rotina sem graça. Perdida em seus devaneios, ela pega um ônibus para casa. Está nevando e o ônibus de dois andares em que viaja parece se arrastar até o apartamento que divide com a esfuziante Sarah, a melhor amiga desde a faculdade. Até que, em uma parada, Laurie vê um homem sentado, lendo um livro, e imediatamente é inundada pela certeza de que ele é o amor da sua vida. Seus olhos se encontram e, por um segundo, não existe mais nada no mundo… e então o ônibus segue viagem.Certa de que eles estão predestinados a se encontrar novamente, Laurie, com a ajuda de Sarah, passa quase um ano procurando por ele em cafés, bares e pontos de ônibus pela cidade. Laurie começa a achar que nunca mais verá o garoto do ônibus, até que Sarah apresenta seu novo namorado, por quem ela está perdidamente apaixonada. Ele se chama Jack e ele é o cara do ônibus. Determinada a esquecê-lo, Laurie segue com sua vida. Mas e se o destino tiver outros planos?

7. Boneco de neve, de Jo Nesbø

Esse é para quem gosta de um bom suspense! A primeira neve do ano cai sobre Oslo num dia frio de novembro. Birte Becker chega do trabalho e elogia o boneco de neve que o marido e o filho fizeram no jardim. Os dois ficam surpresos – eles não tinham feito boneco nenhum. Ao olhar pela janela, o menino Jonas nota que a figura branca está virada para a casa, com os olhos negros voltados para a janela. Para eles. Quando o inspetor Harry Hole recebe uma carta do autointitulado Boneco de Neve, não desconfia do tenebroso significado dessa alcunha. Somente após descobrir alarmantes traços em comum entre vários desaparecimentos na Noruega, o policial percebe que está envolvido numa trama muito maior, capaz de testar os limites de sua sanidade.

8. Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie

Já que estamos falando de suspense, nada como um clássico da Rainha do Crime. Em meio a uma viagem, o detetive Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Então, ele embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco tempo após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar. Na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Com os passageiros isolados por conta da neve, e tendo um assassino entre eles, a única solução é que Poirot inicie uma investigação para descobrir quem é o criminoso ― antes que se faça mais uma vítima.

Gostou das sugestões? Conte nos comentários qual livro você quer que te faça companhia neste inverno – vou adorar saber!

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close