O Brasil parou para assistir a estreia do skate nas Olimpíadas e o país todo comemorou as medalhas de Kelvin Hoefler e da jovem de 13 anos, Rayssa Leal. Entretanto, outra personalidade que se destacou nas competições de skate nas Olimpíadas de Tóquio foi Karen Jonz, ex-skatista que trabalhou como comentarista durante as disputas nos últimos dias.
Leia mais:
- Famosos comemoram a vitória da skatista Rayssa Leal
- Quase metade das meninas que praticam esportes desistem da prática com medo da masculinização
Em entrevista ao UOL, Karen falou sobre os desafios que teve de enfrentar em 2008, quando conquistou ouro nos X Games e também ganhou título de campeã mundial. “Quando participava de campeonato não tinha banheiro feminino”, disse Karen. Ela também contou que ficou emocionada ao ver Rayssa Leal conquistar a medalha de prata. “Ver as meninas se divertindo, com sorriso no rosto, parece que as peças do quebra-cabeça vão se encaixando”.
Apesar de reconhecer as conquistas e evoluções das mulheres no esporte, Karen enfatiza que isso é o mínimo e fala sobre a importância de que as mulheres tenham mais oportunidades e patrocínios. “Claro que tem que comemorar, porque é a realidade que a gente vive, mas é o mínimo’‘, ela disse.
A ex-skatista também falou sobre o espaço que as mulheres estão conquistando no jornalismo esportivo. “Quem pode tem que ir lá e fazer por todas, para que em algum momento isso seja automático”, Karen disse, ainda em entrevista para o UOL. “Sempre senti que faltou um pouco mais de aproximação e vivência, porque os homens não se interessam por skate feminino.”
Sobre o machismo no skate, Karen contou que além de escutar muito preconceito, ela também acabava reproduzindo. “Para tentar me encaixar, eu usava frases machistas que o pessoal ao meu redor falava”, a ex-atleta disse. “Eu tentava parecer um homem.”
Por viver em um ambiente masculino por tantos anos, Karen contou que teve dificuldades para se sentir confortável com sua identidade de gênero e orientação sexual. Com ajuda da terapia, hoje ela sabe muito bem quem ela é. “O feminino tem a ver com acolhimento, sensibilidade e cuidados consigo mesma”, ela disse.
Atualmente, Karen Jonz é casada com o músico Lucas Silveira e eles têm uma filha de 5 anos, Sky. A ex-atleta contou que acompanha perfis nas redes sociais sobre educação, feminismo e assédio na infância para poder transmitir os melhores ensinamentos para a sua filha.