Joe Biden: como a posse do presidente americano nos afeta?

20 de Janeiro de 2021. O mundo parou para assistir à posse do novo presidente norte-americano Joe Biden. Mas e daí, Bia? O que isso significa para nós, brasileiros? Bom, eu explico para vocês!

Leia também:

Antes de focarmos no Brasil, é importante entendermos o que a eleição de Joe Biden representa para o mundo. Biden era o candidato democrata que concorreu contra o repubicano Donald Trump nas eleições que ocorreram no final de 2020. Ele baseou sua candidatura em 3 principais discursos: a união dos americanos, o isolamento social para combater a pandemia e a valorização de questões sociais, como o racismo e a xenofobia. As pautas de Joe Biden reforçam a democracia e sua vitória foi muito significativa para os direitos humanos.

O primeiro fato a considerarmos sobre Brasil: EUA é a diplomacia entre os dois países, ou seja, a relação entre as autoridades, que já não começou muito bem. O Presidente Jair Bolsonaro declarou apoio total a Trump durante as eleições norte-americanas e foi o penúltimo líder mundial a reconhecer a vitória de Joe Biden, se pronunciando 38 dias após a eleição do democrata.

Felizmente, Biden vem apresentando uma postura receptiva aos seus opositores. “Isso é democracia. Isso é América. O direito de discordar pacificamente”, disse ele durante seu discurso de posse, ontem (20 de Janeiro) no Capitólio. Preocupado com a relação entre o Brasil e a maior potência mundial, Bolsonaro enviou uma carta a Biden, cumprimentando-o pela eleição, desejando “pleno êxito” e enfatizando uma “visão de um excelente futuro para a parceria Brasil-EUA”.

Horas após sua posse, o Presidente Joe Biden assinou o documento que recolocou os EUA no Acordo de Paris, o qual tem metas de redução da emissão de carbono para conter o aquecimento global. A ação é bastante representativa e demonstra a preocupação do novo governo norte-americano com a pauta ambiental. Essa será outra questão que o Brasil deverá repensar e se preparar para dar uma atenção extra para a Amazônia e o Pantanal. Afinal, muitos diplomatas estão estudando a conexão entre as políticas ambientais e comerciais do novo Presidente Joe Biden.

De acordo com uma reportagem realizada pela CNN Brasil, o novo governo norte-americano poderá abrir portas para o crescimento de mercados brasileiros, como do etanol e da soja, por exemplo. Entretanto, essa situação depende da diplomacia que o Presidente Bolsonaro e o Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo realizarão nos próximos meses. Bom, uma coisa é certa: muitos discursos do governo brasileiro deverão mudar.

O Domínio Pop tem como nova missão te conhecer melhor, permitir que você nos conheça e, principalmente, que compartilhemos nossas ideias. Pensando nessa missão, criamos a Coluna da Bia, onde eu, Beatriz Pugliese, estudante de jornalismo, vou criar um espaço para transmitir informações, expor minhas opiniões e receber as opiniões de cada um de vocês. A ideia é que vocês possam acompanhar a Coluna e interagir com os assuntos trazidos em cada texto, que ocorrerá quinzenalmente, por enquanto.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close