Físico, e-book ou audiolivro: na dúvida, escolha todos!

Mais do que gostar de ler, gosto de ler em diferentes formatos. E acredito que pelo menos um deles pode conquistar seu coração e te transformar em leitor, se esse for o seu desejo.

Leia também:

Com a pandemia, muitas pessoas recorreram aos livros para se distrair, buscar conforto, aprender algo novo ou viajar sem sair de casa. E o consumo de livros digitais cresceu muito neste período: de acordo com uma pesquisa da Nielsen feita em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o faturamento do mercado editorial com conteúdo digital aumentou em 115%. Hoje, o conteúdo digital representa 4% do mercado editorial brasileiro; em algumas editoras, chega a quase 7%. Bastante, né?

Seja você um defensor do livro físico ou um leitor adepto aos novos formatos digitais, existe um tipo de livro que é a sua cara. Vem descobrir o seu:

Foto: Unsplash

Livro físico

O clássico dos clássicos, não é mesmo? Não tem como substituir o ato de pegar um livro, folheá-lo, o cheiro de livro (novo ou velho, eu gosto dos dois)… Muitas vezes, o livro físico traz vínculos afetivos também: um presente dado por alguém especial, uma herança de família, uma lembrança de viagem. E outra vantagem em relação aos seus companheiros digitais: livro físico não depende de bateria.

Foto: Unsplash

E-book

Prático, o livro digital pode ser lido a qualquer hora e em qualquer lugar, até mesmo no seu celular. Em geral, o e-book também costuma ser mais barato que o livro físico, o que facilita o acesso à leitura.

Aqui, aproveito para deixar um alerta importante: e-book não é PDF, ok? Compartilhar, baixar e ler livros em PDFs não oficiais, sem pagar, desvaloriza o trabalho do autor e de todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva do livro. Não incentive esse tipo de prática!

Onde encontrar e-books: Apple Books (para celulares iOS), Google Play (para celulares Android), Amazon (para dispositivos e app Kindle) e Kobo (também para dispositivos próprios e app para smartphones). Outra super dica para quem é de São Paulo é o aplicativo da Biblioteca São Paulo Digital: basta fazer seu cadastro e escolher suas leituras. O app funciona exatamente como uma biblioteca; você escolhe um livro e só pode pegar outro quando “devolver” o primeiro que pegou emprestado.

Foto: Unsplash

Audiolivro

Um dos formatos que mais cresceu nestes tempos pandêmicos, o audiobook também é bem prático: você pode ouvir um livro em qualquer lugar, e fazendo diferentes atividades. Dá para ouvir um audiolivro no carro, enquanto faz exercícios, durante a faxina na casa… Além disso, ouvir um livro não deixa de ser um descanso para os olhos, agora que passamos tanto tempo conectados, de olho em tantas telas.

Onde encontrar audiolivros: você pode ouvir livros nos aplicativos Ubook, Storytel e Tocalivros. Todos possuem títulos gratuitos e também planos de assinatura para curtir todos os livros de cada plataforma.

E agora, vai dar uma chance aos diferentes formatos de livros? E qual é o seu favorito? Vou ficar curiosa para saber 🙂

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close