Festival de Toronto bate recorde de filmes dirigidos por mulheres

Um dos mais importantes festivais de cinema dos Estados Unidos, o Festival de Toronto 2020 terá o recorde de presença de diretoras mulheres em toda sua história.

De acordo com a revista Variety, 46% dos filmes que serão exibidos foram dirigidos por mulheres. Isso representa um crescimento de 10% em relação 2019.

Este ano, o evento contará com diretoras talentosíssimas como Roseanne Liang, com Shadow in the Cloud, Tracey Deer, com Beans, Sonia Kennebeck, com Enemies of the State, Chloé Zhao, de Nomadland, entre outras. As musas Regina King, de Watchmen, e Halle Berry farão suas estreias na direção durante o festival.

Regina King em cena de “Watchmen”

“Chegamos em um momento decisivo em que todo o mundo do cinema está abraçando o fato de que as vozes femininas foram subrepresentadas por tempo demais”, disse Cameron Bailey, diretor artístico do Festival de Toronto. “Agora é o momento em que podemos trazer mais desses filmes com olhares femininos à tona.”

Por conta da pandemia, o festival acontecerá em 2020 em um formato totalmente adaptado entre os dias 10 e 19 de setembro. O filme American Utopia, de Spike Lee, abrirá o evento.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close