“Enola Holmes”, “Fleabag”… 8 filmes e séries que quebram a quarta parede

Você sabe o que significa o termo “quarta parede” no mundo do cinema e da televisão? A prática se aplica quando um filme ou série interage de alguma maneira com a sua audiência. É quando um personagem olha diretamente para a câmera e tem um diálogo com o telespectador – no caso, você!

Leia também:

Mas por que “quarta parede”? A quarta parede funciona como uma barreira imaginária que separa o que está acontecendo na tela do público. Quando ocorre essa interação, essa barreira é quebrada. Entendeu?

Exemplos recentes como Fleabag e Enola Holmes – ou também podemos citar a Jojo Toddynho em A Fazendamostraram como se quebra a barreira como ninguém, mas temos vários outros exemplos por aí que valem ser citados. Vem ver 8 filmes e séries que deixaram a quarta parede de lado:

Deadpool (2016)

via GIPHY

O filme conta com várias momentos em que a quarta parede é quebrada e o personagem de Ryan Reynolds interage com o público – em algumas cenas, o super-herói faz até algumas referências a outros filmes do ator. Isso é uma ótima referência ao Deadpool dos quadrinhos, que vive conversando com o leitor.

Fleabag (2016)

via GIPHY

Se você ainda não tiver assistido essa série vencedora do Emmy, pare tudo o que está fazendo e corra para maratonar esse sucesso da Amazon Prime Video. Na trama, Fleabag, uma jovem de espírito livre e sexualmente viciada, passa os episódios dividindo os seus dilemas amorosos e cotidianos com quem a assiste – além de fazer caras e bocas divertidíssimas. A gente se sente fazendo parte da vida da personagem em todos os momentos. Vale assistir!

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

via GIPHY

Esse filme não é da época de muitos de nós, mas você já deve ter assistido uma de suas milhares de reprises na Sessão da Tarde. O protagonista Ferris Bueller é um malandro que passa a juventude faltando às aulas – e conta todos os detalhes de seus planos delinquentes para quem o assiste. Ou seja, somos testemunhas de seus atos, viu!? É um dos filmes mais famosos e conhecidos por quebrar a quarta parede.

Enola Holmes (2020)

A personagem interpretada por Millie Bobby Brown embarca em uma jornada em busca de sua mãe e detalha os seus próximos passos e planos pra você em primeira mão. Tudo isso torna o sucesso recente da Netflix ainda mais divertido. Corre pra assistir porque Enola Holmes é uma deliciosa trama para toda a família.

A Grande Aposta (2016)

via GIPHY

O filme que conta a história da quebra da Bolsa de Valores na última década possui alguns termos técnicos difíceis de entender pra quem não é da área. Para ajudar o telespectador, o longa conta com algumas inserções de celebridades explicando essas palavras que não são tão conhecidas. É aí que famosas como Margot Robbie e Selena Gomez quebram a quarta parede conversando com a gente fora da tela.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

via GIPHY

Um dos filmes cult mais amados do cinema conta com um bom exemplo de quebra da quarta parede. Em uma das cenas, a protagonista está no cinema e começa a contar detalhes da sua vida para quem a está assistindo. Uma das coisas que ela diz é como ela gosta de reparar nas pessoas andando na rua e que gosta de imaginar quantas pessoas estão tendo um orgasmo nesse exato momento. Peculiar, né?

The Office (2005)

via GIPHY

Uma das soluções mais legais para resgatar a diversão de uma série que parecia desgastada foi quebrar a quarta parede. Em The Office operadores de filmagem e som que nunca haviam aparecido ganharam vida em cena, além das constantes interações dos personagens com está do outro lado da tela.

Clube da Luta (1999)

via GIPHY

Durante o filme, o personagem de Edward Norton conversa frequentemente com a audiência sobre problemas que estão acontecendo com ele. Em outra cena bem legal, Tyler (Brad Pitt), que trabalha na projeção de um cinema, fala diretamente com a audiência sobre aspectos da sétima arte.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close