Emissoras de TV nos EUA cortam discurso de Donald Trump após mentiras sobre fraude eleitoral

Na noite desta quinta, 5, Donald Trump fez um discurso polêmico em meio a apuração de votos para eleger o novo presidente dos Estados Unidos – e que, de acordo com os resultados parciais, ele está em desvantagem.

Leia também:

Sem prova alguma, Trump acusou adversários de tentar “roubar” na apuração e atacou todo o sistema eleitoral dos EUA, colocando a democracia americana em xeque. “Se contarmos os votos legais, ganhamos facilmente. Se contarmos os ilegais, vão tentar nos roubar”, disse ele.

As declarações representam uma afronta inédita, absurda e sem algum fundamento contra as instituições democráticas nos Estados Unidos. Além disso, a atitude de Trump coloca ainda mais gasolina em um país extremamente polarizado.

Durante o discurso do presidente, três grandes emissoras americanas, ABC, CBS e NBC, interromperam a transmissão e alertaram os telespectadores quanto ao teor mentiroso das falas de Trump.

O principal alvo de críticas do presidente foi o voto pelo correio, o que está favorecendo o seu rival, Joe Biden. Trump insinuou que seus adversários, no caso, o partido democrata, controlam esses sistemas e o usam a seu favor. Tudo isso sem prova ou evidência alguma.

Apesar de não interromper o discurso, a CNN alertou a sua audiência que o que havia sido dito não era verdade. “Acusar falsamente as pessoas de tentarem roubar as eleições, tentar atacar assim a democracia com seu festival de mentiras. Mentira atrás de mentira, atrás de mentira…”, disse o apresentador Jake Tapper.

Vale lembrar que durante toda a semana, o Twitter tem censurado algumas das mensagens mentirosas postadas por Trump. Em uma das postagens, ele chegou a dizer que a Filadélfia, cidade que votou massivamente em Biden, era “um dos lugares mais corruptos do país”.

Até o fechamento dessa reportagem, Biden lidera a corrida pela presidência com 264 contra 214 votos no colégio eleitoral. Para se eleger presidente, é necessário alcançar 270 votos.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close