Ela conseguiu a franja cacheada perfeita: “Sempre ouvi que eu não podia se eu não alisasse”

Relato de Natália Macedo, jornalista

Minha relação com o meu cabelo sempre foi muito positiva. Na minha família ninguém nunca olhou para mim e disse: tem que alisar. Sei, porém, que sou uma exceção a regra. Mas nunca foi fácil cuidar do cabelo cacheado, porque demorou muito para o mercado entender essa demanda. Agora existem mais ofertas de produtos e mais estudos acerca dos cachos.

Leia também:

Por causa disso, sempre foi difícil inovar no corte. Não teve uma vez que fui ao salão e não ouvi: “Já pensou em alisar?”. Os especialistas raramente entendiam de cabelo cacheado e não sabiam fazer cortes que valorizassem o cacho.

Foto: Arquivo Pessoal

Em 2017 eu descobri um salão especializado em cachos aqui em Belo Horizonte – esse tipo de empreendimento tem crescido bastante. Aí decidi fazer um corte mais ousado, porque pela primeira vez na vida eu confiei na profissional que ia cuidar dos meus fios. A novela Verão 90, da Rede Globo, tinha acabado de entrar no ar e a Giovana Cordeiro estava usando franja, e ela tem cabelo cacheado. Lembro que quando criança sempre quis ter franja, e sempre ouvi que eu não podia se eu não alisasse.

A personagem de Giovana Cordeiro na novela “Verão 90” inspirou Natália

Fui até o salão com muito medo, mas assim que mostrei para a hairstylist ela me animou. Me incentivou, pôs a minha autoestima lá em cima e fez o melhor corte de cabelo que eu já tive. Desde então eu sempre renovo esse modelo de corte, mais curto, com mais camadas, muito volume.

A franja é relativamente fácil de cuidar porque eu já tenho uma rotina de cuidados com meu cabelo muito regrada. Adaptei alguns produtos para ela cachear e ficar bem bonita e, aos poucos, fui pegando o jeito pra finalizar o corte e valorizar ainda mais meus fios.

O que a especialista diz?

Se você decidiu apostar na franja cacheada, aqui vai uma dica: hidratações semanais são essenciais para manter o formato dos cachos mais bonito. Como o formato do cabelo é em espiral, a chegada da oleosidade natural do couro cabeludo às pontas acaba sendo mais difícil, portanto, se jogue nos cremes e produtos hidratantes.

Para alcançar uma melhor definição da franja cacheada, a dica é apostar na fitagem. “Esse processo é uma técnica de modelagem ou texturização para as madeixas capaz de definir cachos indisciplinados e sem forma”, contou a artista Redken, Marta Belo. Para fazer a técnica, separe as mechas dos cabelos e amasse-os usando creme para pentear ou leave-in.

Ah, na hora de ir no cabeleireiro frazer a sua franjinha, peça para o profissional respeitar o caimento e a ondulação do cabelo e evitar repicar – quando seca, o cabelo cacheado muda de forma, portanto, é bom ficar atenta na hora do corte.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close