Dica da Thamis – Les Revenants

A dica de hoje é uma série francesa que merece muito a nossa atenção: Les Revenants.

Lançada em 2012, o drama é uma adaptação de um filme que leva o mesmo nome (Les Revenants – 2004 – Robin Campillo) e conta a história de uma pequena cidade do interior da França que em certo dia é pega de surpresa por um fenômeno: Os mortos começam a retornar às suas vidas como se nada tivesse acontecido. Alguns voltam depois de décadas, outros, após alguns meses ou semanas. Mas por que eles foram escolhidos para voltar?

A primeira temporada de Les Revenants tem oito episódios (aproximadamente 58 minutos cada) e traz o nome dos personagens centrais que voltam a realidade e tentam de todas as formas se adaptarem às mudanças ocorridas enquanto ainda estavam mortos. No primeiro episódio, conhecemos Camille (Yara Pilartz), uma menina de 14 anos que morreu em um acidente de ônibus enquanto viajava para um passeio escolar. Ao retornar para casa, Camille se depara com sua família totalmente desestruturada. pais separados, irmã rebelde e a dificuldade de se envolver novamente no ciclo familiar. O susto, claro, é inevitável. A cena de reencontro entre Camille e Lena, sua irmã vivida pela atriz Jenna Thiam, é emocionante. O pânico, a emoção e o medo de ambas faz os nossos olhos encherem de lágrimas. Uma das cenas mais impressionantes e valiosas do seriado!

LesRevenants
Lena e Camille

Há outros personagens centrais que retornam das cinzas. Simón (Pierre Perrier) volta depois de sete anos disposto a retomar o noivado com Adèle (Clotilde Hesme), já que a largou no altar por um motivo simples: ele morreu exatamente no dia em que ia dizer “sim”! Quer mais azar que isso? Hahaha. A noiva criou Chloé (Brune Martin), filha do casal, sozinha, até se casar com o xerife da cidade, Thomas (Samir Guesmi), que ajudou a investigar o acidente de Simón.

Adéle e Simón
Adéle e Simón

Além disso, Julie (Céline Sallette), Victor (Swann Nambotin), Sèrge (Guillaume Gouix), Toni (Grégory Gadebois) e Lucy (Ana Girardot) se unem ao elenco central de Les Revenants.

A série é totalmente livre de clichês e isso fica claro quando é mostrada a reação dos moradores da cidade ao se depararem com os “mortos-vivos”. Ninguém grita ou sai correndo, desmistificando aquele padrão de suspense comum em produções hollywoodianas. E se prepare para cenas intensas, longe de serem animadas ou engraçadas. Les Revenants é uma série para quem tem paciência para analisar e desvendar os mistérios que a rondam. Ela não cai na mesmice, não enjoa, não te faz querer largar pra lá. A fotografia é um show à parte. Claro, suspenses costumam trazer ambientes escuros, pouca luminosidade e ares cinzentos, mas tudo é compensado com cenários memoráveis, que dão à série um astral diferente, sem nos cansar.

Les Revenants

Para alguns, o roteiro pode ser familiar… E é! Les Revenants ganhou recentemente uma versão oficial americana, totalmente produzida pela Netflix: The Returned. Com um episódio por semana que levam exatamente os mesmos nomes, o seriado já caiu no gosto dos apaixonados por adaptações. E se você espera algumas mudanças, desista. The Returned é fiel à versão francesa. Diálogos, cenas, ambientes e situações são mostrados exatamente da mesma maneira. Isso pode irritar alguns fãs da série, mas é interessante o olhar americano para uma história tão bem contada na versão original.

Dica: Les Revenants é melancólica, por isso, chame o namorado ou namorada, o melhor amigo ou amiga e mergulhe nesse roteiro instigante e completamente apaixonante.

Confira um teaser:

É isso!

Um beijo e até a próxima!

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close