Coronavírus: 10 maneiras de ajudar os mais afetados pela pandemia

A gente sabe que é bem angustiante ficar em casa sem poder sair, mas também temos a consciência de que essa é uma das maneiras mais eficazes de conter a propagação do novo coronavírus. Porém, em paralelo, existem pessoas que acabaram perdendo os seus empregos, que vivem em locais que não têm nem saneamento básico e outras que estão em situação de extrema necessidade, agravadas pela pandemia. É importante reconhecer o nosso privilégio e, se possível, ser solidário e ajudar quem precisa.

Leia também:

Abaixo, preparamos uma lista com 10 maneiras de como você pode ajudar mais durante essa crise. Se não for possível financeiramente, ajude como pode: fique em casa, espalhe informações verdadeiras e ajude a conter a propagação.

Catadores de recicláveis
Catadores de lixo reciclável não conseguem trabalhar nas ruas por conta do isolamento social e muitos acabam se arriscando ao seguir a rotina. Uma campanha de financiamento coletivo tem como o objetivo oferecer renda mínima para os catadores. Ajude aqui!

Unicef
Fundo das Nações Unidas para a Infância está recolhendo doações para compras de itens de higiene pessoal que serão distribuídos para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A doação mínima é de R$ 10 e você pode doar aqui.

Coletivos das favelas cariocas
Puxada pelas instituições Movimento 342 Associação Procure Saber, a campanha vai destinar os recursos obtidos para os Coletivos Papo RetoVoz das ComunidadesRocinha Resiste e Redes da Maré. Saiba como doar aqui!

Hospital das Clínicas
Um dos principais hospitais de São Paulo criou uma plataforma que recolhe doações para compra de máscaras e outros equipamentos de proteção, apoio a pesquisas sobre a Covid-19 e aquisição de respiradores artificiais. É possível doar qualquer valor aqui!

MTST
O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto criou um fundo solário para ajudar na compra de alimentos e itens de higiene para a população de pessoas sem-teto. Dá pra você ajudar aqui!

Uneafro
A organização criou uma linha de arrecadação para várias famílias negras e periféricas de São Paulo e Rio de Janeiro, além de professores e estudantes de cursinhos comunitários. Saiba como como doar aqui.

Favela Terapia
Que tal garantir os itens de higiene básicos que minimizam o contágio da covid-19 a pessoas em situação de rua? O Favela Terapia decidiu criar uma ação voluntária e autônoma de arrecadação. Ajude aqui.

BEABÁ do Câncer
A iniciativa arrecada fundos para a compra de itens de higiene para pacientes que estão em tratamento contra o câncer em São Paulo. Saiba como doar aqui!

Fundo de emergência para pessoas trans
A Casa Chama está promovendo uma ação para ajudar essa população que, habitualmente já é vulnerável – em dias de pandemia a coisa se agrava ainda mais. Ajude aqui.

Articulação de Povos Indígenas do Brasil
A organização está arrecadando recursos para adquirir alimentos, remédios e materiais de higiene para aldeias indígenas. É possível doar através de uma vaquinha online.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close