“Com Amor, Simon” recebe classificação indicativa de 21 anos em Cingapura por conta de temática homossexual

A estreia de um filme como Com Amor, Simon é um triunfo pra muita gente – o longa conta a história de um adolescente gay que está amadurecendo e encontrando o amor. Apesar de estarmos comemorando o fato de que este filme esteja impactando tanta gente, há adolescentes em Cingapura que estão sendo desencorajados a vê-lo por conta de sua alta classificação indicativa, ou seja, você deve mostrar a identificação que prova que você tem 21 anos para ver o longa em um cinema. Oi?

O sistema de classificação de Cingapura considera o filme impróprio para qualquer pessoa com menos de 21 anos devido ao “tema da homossexualidade”. A Autoridade de Desenvolvimento da Mídia de Comunicações de Cingapura (IMDA) distribui as avaliações e, infelizmente, seu raciocínio para a classificação do filme privará muitos telespectadores de assistirem toda a magia e importância da trama.

“O tema da homossexualidade, portanto, forma a narrativa principal do filme enquanto o protagonista é retratado para superar seu medo de ser rejeitado como um homem gay; e, juntamente com o apoio de seus amigos, gradualmente ganha confiança para buscar a identidade real de seu interesse amoroso “, dizia uma declaração do IMDA.

De acordo com o Mashable, uma fã chamada Thasha Monique Dharmendra iniciou uma petição para que a classificação seja alterada para NC16, ou seja, jovens com mais de 16 anos já conseguem assistir o filme nas telonas. “[A classificação de R21] é ridícula, já que não há relação sexual ou violência”, escreveu ela na petição.”É apenas um inofensivo filme de amadurecimento onde o personagem principal é gay.”

“Eu entendo que as gerações mais velhas são hostis em relação à comunidade LGBTQ+, levando algumas gerações mais jovens a simplesmente seguirem o exemplo. No entanto, um jovem adolescente de Cingapura lutando com sua sexualidade pode encontrar conforto neste filme.”

De acordo com o IMDA, o filme possui um teor sexual implícito, o que justificaria a alta classificação indicativa. “O filme contém uma cena em que o protagonista é visto compartilhando um beijo apaixonado com seu amigo homem, antes que o último esteja implícito para realizar um ato sexual nele. O ato é representado discretamente através de uma série de cenas cortadas para sugerir que o protagonista está obtendo gratificação sexual e, portanto, está contido nas Diretrizes de Classificação M18”, disse em comunicado.

A petição está a apenas algumas centenas de assinaturas do seu objetivo de 15.000.

Fãs como Dharmendra nos dão esperança para o futuro, no entanto, será preciso muito mais do que assinaturas para mudar as mentes do governo de Cingapura, onde o sexo entre dois homens é considerado crime.

 

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close