Brasil é um dos países que fecharam escolas por mais tempo durante pandemia

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a pandemia tem sido um “abalo sísmico” para a educação global. A organização ainda colocou o Brasil como um dos países que fecharam escolas por mais tempo durante os meses de enfrentamento a covid-19.

Leia também:

Até o fim de junho, de 52 países avaliados, 52% deles haviam fechado as escolas por 12 a 16 semanas e 28% as fecharam por 16 a 19 semanas. O Brasil se encaixa no patamar de 16 semanas, contabilizadas até o dia 30 de junho – atualmente, a maioria das instituições educacionais seguem fechadas no país.

Segundo a OCDE, o tamanho das turmas é um “parâmetro crítico” para a reabertura das escolas, já que “países com turmas menores podem ter mais facilidade em cumprir com as novas exigências de distanciamento social”.

No Brasil, as salas de aula do ensino fundamental são ocupadas, em média, por 24 alunos, contra 21 na média de países da organização.

O relatório da Organização diz, no entanto, que “a necessidade de reduzir o tamanho das turmas pode depender de outros fatores, como espaço físico, disponibilidade de salas e de funcionários e decisões pessoais de estudantes e educadores sobre o retorno às aulas”.

Quando reabrir as escolas?

Segundo a OCDE, “na maioria dos países onde as escolas reabriram, a presença não é obrigatória para todos os estudantes, para levar em consideração os que estão doentes ou têm parentes no grupo de risco, ou porque as escolas não conseguiriam receber todos os estudantes por causa das novas medidas sanitárias que exigem distanciamento social.”

Quando reabrir “é uma das decisões mais difíceis e sensíveis das agendas políticas”, segundo a Organização.

O OCDE destaca que vários países foram obrigados a tomar diferentes decisões sobre a reabertura das escolas por conta dos diferentes estágios em que a pandemia se encontrava e a possibilidades de uma nova onda da doença.

Foto: Unsplash

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close