BBB21: 7 sugestões de livros para os órfãos do reality show

“O BBB21 está acabando com a minha vida!”. Tenho certeza de que, se você é fã do reality show, você disse essa frase pelo menos uma vez ao longo desses 100 dias do Big dos Bigs. Poucas horas de sono, muito tempo votando e acompanhando as notícias na internet… Com isso, a pilha de livros para ler só cresce.

Leia também:

Porém, com a chegada da final do programa, é hora de colocar as leituras em dia novamente. E trago boas notícias: uma lista de livros especial para apaixonados por realities, assim como essa que vos fala. São leituras super dinâmicas e que vão te prender mais do que prova de sorte para ganhar a liderança. Vamos lá?

1984, de George Orwell

Este clássico da literatura precisava abrir a nossa lista. Publicada originalmente em 1949, essa distopia se tornou um dos romances mais influentes do século XX. Winston, protagonista de 1984, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão (sim, o Big Brother!), a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito. O’Brien, hierarca do Partido dominante, é quem explica a Winston que “só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro”.

Importante: a obra de George Orwell entrou neste ano em domínio público, então você pode encontrar a obra em diversas versões, em diferentes faixas de preço. Não tem desculpa para não ler!

Saga Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

O poder dos reality shows elevado à máxima potência! Você conhece essa história: constituída por uma Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples – os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma arena televisionada 24 horas e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente.

Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. Isso vai se transformar em uma grande revolução, que vamos acompanhar ao longo dos outros dois livros da saga, “Em chamas” e “A esperança”. E não deixe de ler “A cantiga dos pássaros e das serpentes”, que conta a história do terrível Coriolanus Snow.

Saga A Seleção, de Kiera Cass

Que tal uma competição valendo o coração e um casamento com um príncipe? Pois é isso que encontramos ao longo dos três livros principais da saga A Seleção, onde vamos acompanhar a jornada de America Singer. Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e jóias valiosas. Para America, no entanto, estar entre as Selecionadas é um pesadelo.

Nossa protagonista só topa entrar na Seleção para agradar a mãe, e fica em choque quando é selecionada, pois isso tem mil significados negativos a seu ver. Significa deixar para trás o rapaz que ama. Abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. O que America nem imagina é que sua vida vai mudar muito mais do que o que ela espera…

De olho nela, de Kate Stayman-London

Este aqui a-ca-bou de ser lançado e estou muito curiosa para ler. Vamos conhecer a história de Bea Schumacher, uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É Pra Casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes.

Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É Pra Casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem. Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava…

Pulso forte, de Lauren Blakely

Max é dono da melhor oficina da cidade. Bem-sucedido, nada tira seu foco, mas ter de lidar com sua antiga aprendiz novamente o deixa com os nervos à flor da pele. Henley, desde que saiu da oficina de Max, tornou-se uma profissional respeitada em um ramo dominado por homens. Rivais no trabalho, Max e Henley precisam colocar as diferenças de lado para desenvolverem juntos o projeto especial de um reality show de reforma de carros.

Há uma tensão evidente entre eles. Mágoa, irritação… e Henley ainda espera por um pedido de desculpas de seu ex-chefe por tê-la demitido anos atrás. Em meio à disputa por clientes e muita troca de farpas, ambos estão sob estresse máximo… até que começam a descobrir que o que parece ódio talvez tenha outro nome.

Reality boy, de A.S. King

Gerald teve uma infância muito peculiar. Quando tinha apenas 5 anos, sua mãe permitiu que uma emissora de TV fizesse um reality show de sua vida. Com seu temperamento agressivo exposto na tela, Gerald cresce com a fama de ser um menino violento e perigoso. Ninguém se importa que Gerald tenha aprendido a se conter; apenas esperam pelo momento em que irá perder o controle. Até que ele começa a acreditar que está prestes a explodir.

Tudo muda quando ele conhece Hannah e, aos poucos, percebe o grande paradoxo de sua vida: o mundo o conheceu em um reality show, mas o menino a que assistiram não é realmente ele. Gerald não é quem seus pais, suas irmãs, seus colegas ou seus professores pensam. Na verdade, ele também não sabe quem realmente é.

Mensagens aos brothers, de Pedro Bial

Esse não podia faltar, não é mesmo? Quem é fã raiz de Big Brother Brasil não se esquece dos discursos poéticos do primeiro apresentador do reality. O livro Mensagem aos brothers organiza as falas de Pedro Bial em eliminações emblemáticas, apresentando-os em grupos temáticos. E vai além: revela quais foram as inspirações do autor e os pensadores que ele citava. Tudo isso de uma maneira simples e cativante. É um livro para todos, não apenas para quem acompanha o programa ou para os fãs de Pedro Bial. É para quem busca inspiração e uma palavra de conforto.

Já escolheu sua leitura para depois da grande final do BBB21? Conte para nós a sua favorita – e, se você gosta de livros, nós continuamos tendo um encontro marcado todas às terças-feiras. Mande suas sugestões de temas, autores, livros – vou amar saber!

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close