Nesta quarta (10) um dos principais assuntos nos portais de notícia foi a descoberta de um buraco negro feita pelo telescópio Event Horizon – sim, um buraco negro real!
Leia também:
You’re looking at the first ever image of a black hole. It was captured by the #NSFFunded @ehtelescope project. #ehtblackhole #RealBlackHole https://t.co/6dglvqrvOs pic.twitter.com/0hclANf4tc
— National Science Foundation (@NSF) 10 de abril de 2019
O que muita gente talvez não saiba é que, entre os 200 pesquisadores responsáveis pela descoberta, uma se destacou: Katie Bouman, de apenas 29 anos. A cientista foi quem liberou a criação de um algoritmo que permitiu a captura da imagem do buraco negro. “Observando, incrédula, a primeira imagem que eu já fiz de um buraco negro enquanto estava em processo de reconstrução”, disse ela em seu perfil no Facebook.
Segundo o O MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das instituições sobre estudos espaciais mais respeitadas do mundo, a descoberta de Katie pode ser comparada com a pesquisa que permitiu a chegada do homem na lua. Uau!
Estudante de pós-gradução, Katie disse que seu objetivo atual é “projetar sistemas que integram fortemente algoritmo e design de sensor, tornando possível observar fenômenos anteriormente difíceis ou impossíveis de medir com abordagens tradicionais”.
You go, girl!