5 dicas para adquirir o hábito da leitura de uma vez por todas

Durante o período da quarentena causada pelo novo coronavírus, muita gente que não tinha o hábito descobriu o gosto pela leitura. De fato, a prática rotineira pode aprimorar o seu vocabulário e dinamizar o raciocínio e a interpretação, ou seja, é algo que conta com muitos benefícios.

Leia também:

Mesmo assim, muita gente ainda não consegue adquirir esse hábito e por pura falta de prática. A boa notícia é que com alguns passos é possível abraçar o mundo dos livros de vez e aprimorar ainda mais o seu gosto pela leitura. Quer apostar? Essas cinco dicas podem te ajudar:

Comece devagar

Não adianta você pegar um livro enorme pra ler de primeira. Se você não tem o costume, é melhor ir se apaixonando pela leitura começando por obras mais sucintas e curtas. Ah, e escolha um livro de um assunto que te interesse muito. Ler histórias que te tirem da zona de conforto é interessante, porém, de início, comece por temas que te atraiam de um modo geral.

Estabeleça metas

Seja quinze, vinte ou trinta minutos por dia. Comece a ler e só deixe o livro de lado quando cumprir a meta de tempo em que passará lendo. Dependendo da obra, você também pode estabelecer metas por capítulos e ler um ou dois por dia.

Tenha sempre um livro à mão

Se você usa o transporte público com frequência, que tal deixar um livro dentro da bolsa. Se o trânsito aperta, já sabe: não ligue música no fone de ouvido, opte por pegar o livro e se distraia um pouco.

Não desista

Se você começou um livro e não curtiu, não ache que será assim com toda história que você for ler. Talvez você ainda não tenha encontrado o seu gênero literário favorito – e tá tudo bem! Explore outras áreas até encontrar uma que realmente te atraia sem que a leitura fique muito maçante.

Sem pressão

Lembre-se que a leitura precisa ser encarada como um hábito de diversão e não de obrigação. Se você se cobrar vai encarar aquilo como algo chato ou regra que precisa ser cumprida. Por isso a importância de estabelecer pequenas e alcançáveis metas, sem que aquilo fique desinteressante pra você.

Foto: Unsplash

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close