5 cuidados essenciais para ter com a pele no verão

Odiado por alguns, amado pela maioria: o verão já chegou e, com ele, as altas temperaturas e uma vontade imensa de se jogar na piscina ou correr pra areia atualizar o bronze. Para aproveitar o melhor da época, os cuidados com a pele precisam ser redobrados e, mesmo que você já seja adeptx da rotina diária de skincare, é importante dar atenção para alguns novos hábitos.

Leia também:

Abaixo, a dermatologista Roberta Zaffari destaca alguns pontos que precisam ser levados em conta quando o assunto é cuidados com a pele no verão:

Uso correto do protetor-solar

O uso de protetor solar com FPS de no mínimo 30 e evitar se expor ao sol entre 10h e 16h já é um cuidados básico que todo mundo sabe, né? Mas a profissional alerta pra um hábito que muita gente tem deixado de lado: “Sempre lembrar de passar protetor nas orelhas e na nuca. Além da palma das mãos e na sola e peito dos pés. É interessante ainda investir em um hidratante labial com proteção solar. A pele dos lábios é fina e requer atenção e precisa ficar protegida do sol. E não esqueça dos óculos escuros”, alerta Roberta.

Além da aplicação prévia – cerca de 30 minutos antes da exposição solar – é importante levar em conta a reaplicação do protetor. “O suor e contato com a água retiram o protetor, por isso é importante estar atento. Vale reaplicar várias vezes e até mesmo em ‘excesso’, melhor do que esquecer.”

Os cuidados com a pele no verão precisam ser redobrados (Foto: Pinterest)

Escolhas certas

Na hora de passar um filtro solar no rosto, é importante apostar em um indicado para a região, já que eles evitam o surgimento de espinhas. “A pele já fica mais oleosa com o calor e muitos desses filtros são mais sequinhos”, conta a médica. “Se usar o protetor corporal, pode estimular essa oleosidade, porém se não tiver outro disponível melhor passar o de uso corporal do que ficar sem proteção.”

Doenças de pele

Quando falamos de cuidados com a pele no verão, o surgimento de micoses e alergias relacionadas ao suor são um tema recorrente. Para evitar, use roupas que permitem a transpiração, não deixando a pele abafada ou úmida. Mas Roberta alerta: “O ideal é prestar atenção em qualquer mudança cutânea e procurar um dermatologista.”

Hidratação é essencial

A hidratação corporal é um passo fundamental, principalmente depois de tomar sol. O ideal, segundo a dermatologista, é não pegar sol diretamente, mas caso isso aconteça, a pele vai reclamar de alguma forma. É importante hidratá-la mesmo sem nenhuma queimadura.

“No verão o básico é manter a hidratação, por conta das agressões que o sol causa. Opte por hidratantes com ativos mais frescos e próprios para a época, que promovem a reposição da água, sem deixar uma sensação pegajosa. É interessante ainda esborrifar água termal no rosto para manter a pele hidratada”, indica Roberta.

Procedimentos no verão

Quem costuma frequentar clínicas estéticas fica sempre com essa dúvida: devo desmarcar os procedimentos de pele durante o verão? Existem tratamentos que são menos invasivos e que podem ser realizados seguindo orientações médicas. “Alguns lasers, ultrassom microfocado ou procedimentos que não agridem a camada superficial da pele, como aplicação de toxina botulínica e bioestimulador de colágeno.”

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close