5 cuidados com o couro cabeludo que garantem fios mais saudáveis

Você sabe como realmente fazer o seu cabelo crescer ainda mais bonito e saudável? Muitas vezes a gente se esquece que, para os fios estarem ainda mais lindos, é preciso cuidar de uma parte essencial para o seu crescimento: o couro cabeludo.

Leia também:

Precisamos saber que é do couro que cada fio nasce, e é dela que herdam-se todos as qualidades e defeitos. Por exemplo: se essa região for muito oleosa ou ter a pela muito seca ou suja, o cabelo também terá os mesmos problemas. Chatinho, né?

Além disso, o descaso com o couro cabeludo pode causar outros problemas bem incômodos, como caspa, descamação e até prejudicar na nutrição do fio.

Para te ajudar, a gente lista alguns cuidados essenciais que você precisa ter com essa região diariamente. Arrasta pra baixo e veja:

Use apenas shampoo

Não use condicionador no couro cabeludo, viu!? O shampoo é responsável por limpar a região e abrir a cutícula dos fios. Aplicar condicionador, cremes ou máscaras capilares diretamente no couro pode entupir os folículos, favorecendo o surgimento de caspas.

Cuidado com banhos quentes demais

A gente sabe que, principalmente no inverno, banhos quentes demais podem ser bem relaxantes e prazerosos. Porém, é preciso tomar cuidado: a água em altas temperaturas prejudica e muito o couro cabeludo. Acontece que o calor estimula as glândulas sebáceas da região. Elas são responsáveis pela produção da oleosidade e, se estimuladas, trabalharão muito mais do que o normal. O ideal é que a água esteja a uma temperatura abaixo de 25 graus e que a lavagem seja feita em dias alternados.

Não deixe de esfoliar a região

A esfoliação ajuda na renovação celular do couro, além de ajudar no crescimento dos fios e ser uma prática aliada de quem usa produtos demais no cabelo. Porém, assim como em qualquer outra parte do corpo, a esfoliação deve ser periódica para não comprometer a produção de óleos naturais do fio. Prefira esfoliar o couro de 2 a 3 vezes por semana.

Não use unhas para esfregar o couro

Muita gente pensa que usar as unhas para limpar o couro cabeludo contribui para uma limpeza mais profunda, mas isso é um grande erro. O hábito pode provocar pequenas feridas na pele, o que provocará pequenas infecções. A massagem deve ser feita de maneira leve com a ponta dos dedos, tá?

Cuidados com a alimentação

O cabelo também é composto por muitas substâncias adquiridas em nossa alimentação. Ou seja, o que colocamos no prato se reflete na saúde dos fios. Anota aí: aminoácidos e proteínas, como carnes, ovos e leite, estimulam o crescimento e o fortalecimento das madeixas; o zinco (nozes, frutos do mar, gérmen de trigo e levedo de cerveja) também ajuda o cabelo a crescer e reduz a oleosidade; e omega-3 e o ômega-6, presentes nos óleos funcionais, ajudam na hidratação. 

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close