As pílulas anticoncepcionais existem no Brasil há mais de 60 anos e são um dos métodos contraceptivos mais famosos do mundo, podendo ter uma eficácia de 99,7% quando usadas de forma correta e seguindo todas as recomendações do seu médico.
Leia também:
- 10 perguntas que você sempre quis fazer sobre menstruação
- Coletor menstrual: mitos e verdades sobre o método
- Eu posso usar absorvente interno enquanto durmo?
Mas você conhece mesmo essa pílula tão famosa, ou ainda tem algumas dúvidas quando se trata do assunto? Para te dar uma ajudinha, separamos, junto ao Dr. Roberto Debski, 4 curiosidades sobre esse famoso contraceptivo hormonal. Vale lembrar que nada dispensa uma consulta com seu ginecologista, combinado. Confira só:
Toda mulher pode tomar qualquer pílula existente no mercado?
A resposta é não! Antes de começar o uso da pílula anticoncepcional, as mulheres devem consultar o seu ginecologista para descobrirem qual o melhor remédio e até mesmo se podem utilizar o método, já que a pílula é uma medicação e pode ter efeitos colaterais ou contra indicações.
“Consultar seu médico e Individualizar a necessidade do anticoncepcional e seu uso é importante para manter a saúde e a qualidade de vida”, comenta Roberto.
Quais os seus benefícios, além da contracepção?
Existem outros benefícios no uso da pílula anticoncepcional além da prevenção da gravidez. Alguns deles são: a redução do tamanho de cistos ovarianos e nas mamas, redução do fluxo menstrual e da cólica, regulação do ciclo menstrual, regulação dos ovários policísticos e, por vezes, pode aliviar a tensão pré-menstrual, e reduzir a acne e oleosidade da pele.
Como a pílula age no organismo?
A pílula tem como função principal inibir a ovulação. Segundo o Dr. Roberto, elas também agem por outros mecanismos para dificultar a gravidez, como alterar o endométrio uterino, que é o local de implantação dos embriões; alterar o muco do colo do útero para dificultar a entrada dos espermatozoides; e modificar as trompas, alterando a sua movimentação para que eles não cheguem ao óvulo.
Existem medicamentos que cortam o efeito do anticoncepcional?
Alguns tipos de remédios podem, sim, diminuir a eficácia das pílulas. Para saber se esse pode ser seu caso, fique atenta aos sangramentos fora do período menstrual e também sempre se informe sobre quais são os remédios que podem causar esse efeito com o seu médico.