17 coisas que você sempre quis saber sobre séries e não sabia para quem perguntar!

Novidade pros fãs do Domínio Pop! Aposto que todo mundo que você conhece já tem uma série pra chamar de sua, não é? Então para falar de todos os bafos desse mundo infinito da Televisão estamos inaugurando hoje a coluna Série-ALL-Killer! A ideia é trazer novidades, informações, dicas e tudo que tem pra se saber sobre séries.

Você sabe o que é spoiler, shipper ou clifhanger? Quem começou a ver séries há pouco tempo pode estar um pouco perdido com muitas das palavrinhas que todo mundo fala. SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Vamos te dar um glossário com tudo o que você precisa saber pra falar como um verdadeiro seri-all killer!

Piloto:

Esse é o primeiro episódio que é produzido pelos criadores da série e apresentado pela emissora. Aí, se esse episódio for interessante para os executivos, a série é produzida por mais tempo. O Piloto é geralmente o primeiro episódio que também vai ao ar para o público geral, às vezes com alguma alteração.

Pickup:

Pickup é quando a emissora que assiste o piloto decide produzir aquela série. Se for um “full-season pick-up”, a emissora está decidindo desde já fazer uma temporada inteira. Também pode acontecer de apenas alguns episódios serem produzidos e por isso algumas séries acabam sem mesmo ter tido uma temporada inteira. E aí, se você já gosta da série pode ficar sem um final.

tumblr_inline_n64elcb3ZI1qafrh6

Spoiler:

Se você não quer saber o que vai acontecer com a sua série favorita e ver essa palavra, corra! Spoiler significa que a informação revela detalhes do que vai acontecer a seguir. E cuidado que nem sempre quem fala spoiler avisa antes, então você pode ser atingido sem querer. Há quem diga que tem “regras” pra falar de spoiler, tipo: Lost acabou faz tempo, então se eu contar o final, não é spoiler. Mas sempre tem alguém que fica chateado. Na dúvida, no primeiro aviso, fuja!

tumblr_m5qcxzLUzv1r3zat8

Plot e plot twist:

O Plot é a trama da série, ou seja, o que acontece e com quem. Geralmente existe um plot central, do protagonista e às vezes rolam plots secundários dos coadjuvantes. As vezes existe um plot por episódio e às vezes um para a temporada inteira – mais sobre isso no próximo tópico. E o plot twist é aquela “virada” na trama, que ninguém antecipa e que geralmente deixa você assim:

tumblr_inline_n64co4sa4o1qafrh6

Há quem diga que Shonda Rhimes, produtora de Grey’s Anatomy e Scandal é a rainha do plot twist.

Procedural:

Procedural é aquele tipo de série que tem um plot fechadinho pra cada episódio e se você quiser ver só um ou ver vários fora de ordem, nem vai sentir a diferença. Geralmente séries do gênero policial adotam esse formato, que também é conhecido como “caso da semana”. C.S.I. e Law & Order foram séries que consagraram esse estilo.

Clifhanger:

Sabe quando acaba um episódio ou uma temporada e você fica pensando “MEU DEUS COMO EU VOU AGUENTAR ESPERAR PRA SABER O QUE ACONTECEU!”? Isso é o clifhanger: aquele momento de surpresa que deixa você esperando. Em inglês, significa exatamente isso – você, pendurado de um penhasco!

tumblr_inline_n105inj9Y01qafrh6

Shipper:

Shipper é aquele casal da série que você ama e quer que fique junto pra sempre, se amando. Esse termo também se aplica à outras obras, como livros, filmes e tem gente que usa até na vida real. Também pode ser usado como verbo, tipo: eu shippo Damon e Elena. Existe também as chamadas shipper wars, quando os fãs curtem mais um personagem junto de um ao invés do outro. Geralmente o uso dessa palavra é acompanhada de muito sofrimento.

tumblr_m4v2q10mtc1r3zat8

Cameo:

Essa é pra quando existe uma participação especial em uma série. Geralmente é alguém bem famoso para chamar a atenção de quem assiste a série. Britney Spears já fez uma participação em How I Met Your Mother, por exemplo. Você pode ver essa e outros cameos épicos nesse vídeo.

Temporada:

Essa é fácil, o período durante o ano no qual a série vai ao ar. Se a série é exibida na TV aberta americana ela vai ter entre 22 e 24 episódios por temporada. Nos canais fechados, são mais curtas, com 10 a 16 episódios. A séries com mais temporadas na TV são Vila Sésamo (exibida há 45 anos), Saturday Night Live (40 anos) e Doctor Who que tem mais de 26 temporadas na TV britânica.

tumblr_inline_n5i6fwTwVA1qafrh6

Filler:

Quando um episódio inteiro passa e NADA significativo acontece pra ninguém, é um episódio filler. Nesse tipo de episódio o plot principal não evolui. Isso geralmente acontece nas séries com mais episódios por temporada. E é chaaaato.

tumblr_lyh20nH77N1rn95k2o1_250 (1)

On Demand:

Esse formato significa ter a disponibilidade de assistir aos programas que você quer na hora que você quiser. O rei da TV on demand é claro, é o Netflix, que provavelmente já consumiu horas da sua vida. Hoje, existem muitas possibilidades de contratação por serviços assim das próprias operadoras de TV a cabo ou de canais específicos como o HBO GO. Esse formato revoluciona o modelo de negócio das emissoras de TV e mudou o hábito de muita gente.

Maratona ou Binge:

Com os serviços de TV on demand disponíveis, ficou cada vez mais comum assistir às séries em outro formato senão o “um episódio por semana”, é a maratona, ou o que os gringos chamam de “binge-watching”. Isso significa ver vários episódios de uma vez ou até mesmo uma temporada inteira. Esse formato de assistir séries ficou ainda mais comum desde que o Netflix começou a lançar suas séries originais de uma vez só. Aí fica um pouco difícil sair de casa, ter vida social, mas quem se importa?

tv-gif-1422581004

Season finale/ series finale:

Season finale é como é chamado o episódio final da temporada. Quando essa temporada é a última que será exibida daquela série, esse episódio é denominado series finale. Aplicação na frase: em breve estaremos assistindo ao series finale de Hannibal.

tumblr_inline_n47k2nTtOz1qafrh6

Showrunner:

Essa é a pessoa que manda na série, dá todo o direcionamento criativo. Geralmente é o produtor ou roteirista que criou o conceito da série, mas se ele seguir para outro projeto, por exemplo, pode ser substituído e se tornar apenas um produtor, mas não mais um showrunner. Alguns dos showrunners mais poderosos da TV são: Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, Scandal), D.B. Weiss & David Benioff (Game of Thrones), Kevin Williamson (Dawson’s Creek, The Following), Ryan Murphy (Glee, American Horror Story, Scream Queens) e Chuck Lorre (The Big Bang Theory, Two and A Half Men).

tumblr_mjvxpr1lu71qbn6weo2_500

Quando o showrunner é trocado, os fãs geralmente ficam apreensivos, por que como criador da série, as coisas geralmente desandam quando ele não fica tão envolvido. É o que está acontecendo atualmente com Demolidor, já que Steven DeKnight, showrunner da primeira temporada não pode continuar na produção da segunda. Dedos cruzados pra dar tudo certo.

Spin-off:

Spinoff é uma série que é derivada da outra. Pode ser com um personagem, um universo ou qualquer outro elemento que nasceu em uma série e passa a dar origem à outra. Algumas são bem-sucedidas, como Angel, que nasceu da série Buffy ou Frasier, que nasceu da série Cheers e alcançou ainda mais visibilidade que sua produção original. Outras não vão tão bem, como Joey, que quis seguir o mais popular dos Friends, mas sem muito sucesso de público ou de crítica.

Sister series:

Quando duas séries se passam no mesmo universo, mas não necessariamente são spin-off uma da outra, elas são chamadas de sister series ou séries irmãs. Acontece hoje com muitas séries como Arrow e Flash; Chigago PD e Chicago Fire; The Vampire Diaries e The Originals.

Flash

Crossover:

Por se passar no mesmo universo, muitas vezes séries irmãs produzem episódios que combinam os personagens das duas produções em uma mesma história. Geralmente cada série produz o seu episódio e eles são exibidos um seguido do outro, formando um arco de duas horas, cada um com o ponto de vista e estilo de produção de cada uma. As emissoras gostam desse tipo de formato pois geralmente soma as audiências das duas séries.

Curtiu? Fique ligado que todas as quartas-feiras vamos falar sobre esse assunto delícia que é o mundo das séries!

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close