07 de Setembro: Qual é a cor da sua bandeira?

Muitos dizem que os brasileiros nunca foram um povo patriota, comparado aos Estados Unidos ou alguns países da Europa. Muitos dizem que os brasileiros sempre valorizam mais o que é do exterior. Mesmo assim, ontem vimos milhares de pessoas, nas ruas do Brasil todo, vestindo verde e amarelo. Mas o verde e amarelo das manifestações não são as cores do Brasil. São as cores de um partido. Ou melhor, a falta de um partido. São as cores de ideais sem leis.

Leia mais:

07 de Setembro. Me vêm lembranças da minha infância. Meus pais levavam eu e minha irmã para assistirmos ao desfile na nossa cidade natal, Jundiaí, no interior de São Paulo. Era um dia de música, de dança, de risadas, de alegria. Era o único dia do ano em que os brasileiros realmente desenvolviam um genuíno sentimento de patriotismo. 

07 de Setembro de 2021. A alegria deu lugar para o medo. Essa foi a sensação que fiquei após as manifestações de ontem. Medo de perder o meu direito de escolher quem me representará ano que vem. Medo de perceber que tantas pessoas se identificam com ideais não humanizados. Medo porque a nossa bandeira perdeu a cor e o nosso país perdeu a união. 

Os maiores jornais do Brasil estão chamando os protestos de pró-golpe, mas poucos jornalistas explicam o porquê que estes ideais são tão perigosos. A questão mais pautada pelos manifestantes foi o fechamento do STF. Mas o que isso significa?

Fechamento do STF

Reprodução Instagram UOL

O Supremo Tribunal Federal é a mais alta instância do poder judiciário brasileiro, ou seja, tem a função de guardião da Constituição Federal de 1988. Claramente, é um instrumento essencial para que o Brasil tenha sucesso em suas duas maiores missões: a ordem e o progresso. Um país sem Poder Judiciário é um país sem lei, sem democracia. E um país sem democracia é um país em ditadura, onde não existe tolerância ao diferente. 

A própria Constituição Federal declara que ir contra o “livre exercício” dos Poderes Legislativos e Judiciários é um crime de responsabilidade e o presidente pode perder seu cargo e responder na justiça. 

Alguns manifestantes foram ainda mais radicais e levaram cartazes pedindo intervenção militar. Esses casos são ainda mais assustadores. Não sei se essas pessoas não sabem sobre todas as mortes e torturas que ocorreram durante a ditadura militar brasileira (e neste caso existe uma falha gigante na educação do país) ou se simplesmente não se impactam com tamanha violência (o que é ainda mais grave). 

Reprodução Instagram UOL

De acordo com a Comissão Nacional da Verdade, a ditadura militar, que foi instaurada em 1964 e acabou apenas em 1985, resultou em 434 mortos e desaparecidos políticos e estima-se que mais de 20 mil pessoas foram torturadas.

Não é mais questão de ser de direita ou esquerda. É questão de ser a favor da vida ou da morte. É questão de querer que nossa bandeira seja verde, amarela e azul novamente. Que o Brasil retome as cores que foram tomadas dele. E aí? Qual é a cor da sua bandeira?

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close