Sintomas da depressão e ansiedade se intensificam no fim do ano, diz estudo

Foto: Shutterstock

Muita gente considera o fim do ano uma oportunidade de rever os amigos, fazer metas para os próximos 12 meses e celebrar com pessoas queridas. Bom, nem todo mundo pensa assim…

Leia também:

De acordo com um estudo divulgado pelo MdeMulher, é nesta época que os sintomas da depressão e ansiedade aumentam em algumas pessoas. “Muitos se queixam da sensação de frustração e impotência diante dos objetivos não alcançados”, revela o psiquiatra Higor Caldato, da Clínica Nutrindo Ideais. Ele conta que existe uma maior procura nessa época e quem já está em tratamento psicológico intensifica os tratamentos.

O acúmulo de trabalho, e da pressão pessoal e familiar também podem ter um peso. “A falta de um planejamento prévio transforma situações simples em desafios para o controle da ansiedade”, conta a psicoterapeuta Cristiane Pertusi. “Famílias desagregadas que se encontram na época das festas trazem à tona sentimentos que foram deixados de lado ao longo do ano. Aí é preciso lidar com a frustração de não ter uma família unida.”

Lembre-se: você nunca precisa estar sozinho em momentos como esse e o acompanhamento profissional é sempre recomendado. Não tenha medo de pedir ajuda.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close