Não há vergonha nenhuma em não se sentir pronto para sair do armário

Foto: Shutterstock

Se você é LGBT, mas não para seus amigo ou familiares, você não está sozinho. Se você não se sente prontx para se assumir, mesmo no Mês do Orgulho LGBT, celebrado em junho, quer dizer que você está se movendo em sua própria velocidade – e não há problema algum nisso. Sua experiência no meio LGBT é inteiramente sua, e você não precisa tentar se encaixar ou se adequar ao padrão de outra pessoa.

Leia também:

Existe uma série de razões para alguém não se sentir confortável em sair do armário. Se você não se sentir pronto, pode ser porque ainda não se sentiu seguro o suficiente ou ainda não vê uma rede de suporte firme na comunidade LGBT próxima da onde vive. Talvez você ainda não tenha contado a seus amigos e familiares a verdade sobre sua sexualidade, e está preocupado com o fato de sua imagem aparecer nas mídias sociais de uma maneira que você acha que não representa seu sistema de crenças. O medo em decepcionar as pessoas que você ama é totalmente normal.

Agora, se você quer, sim, se assumir, mas não sabe como fazer isso, tenha uma coisa em mente: faça isso apenas por você e por sua saúde mental. É aconselhável também procurar ajuda de profissional que te ajude a enfrentar esse momento que nem sempre é fácil. “É uma ilusão achar que vamos encontrar a hora certa, o jeito certo… É como encontrar um jeito de mudar menos as coisas. Vai trazer mudança, mas não necessariamente será uma mudança caótica”, aconselha o psicólogo Raoni Rodrigues.

É importante também não sentir que você está saindo do armário tarde demais. É claro que existem homossexuais que se assumiram quando adolescentes, mas é totalmente ok se você, com seus 20 e poucos anos, ainda não se sente pronto. Lembre-se: aproveite o momento da sua vida para ser o mais feliz possível e sendo você mesmo sempre. Nunca viva uma vida dupla se esquecendo de sua essência e saiba que se você não está pronto para se assumir como LGBT, saiba que isso é o melhor que você pode fazer por você agora. Quem sabe mais pra frente você não se sinta realmente preparado para viver a sua verdade sem se preocupar!?

Uma coisa muito importante que você pode fazer antes mesmo de se assumir é defender os ideais da comunidade LGBT, apoiar a diversidade e criar debates saudáveis sobre o assunto.

Depois de sair do armário, é importante ter em mente que algumas pessoas vão precisar de um tempo para assimilar a novidade – e é justo você dar esse tempo a elas. Tente ser compreensivo e ter paciência, mas lembre-se: não há absolutamente NADA de errado com você.

Você vai querer sair do armário com o tempo. Isso é fato. E não tenha pressa e nem sinta uma pressão de que precisa ser logo. Tenha paciência e na hora em que você se sentir preparadx, você saberá – nós temos certeza de que a vida fora do armário é muito mais legal. <3

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close