Mapa da homofobia: como é ser LGBT em 10 países

Foto: Shutterstock

Você sabia que ser homossexual é considerado crime em mais de 70 países? Em pelo menos seis, ser gay é passível de pena de morte. Na Rússia, país que sediará a Copa do Mundo esse ano, a homossexualidade não é considerada crime, porém existem leis de “propaganda” que podem punir com multas ou prisões. Na Chechênia, que é parte da Rússia, pessoas LGBT podem sofrer torturas, castigos corporais, assassinatos ou até meso trabalho forçado em um campo de concentração.

Por aqui, para celebrar o mês do orgulho LGBT, comemorado em junho, a gente te mostra como dez países lidam com o amor entre duas pessoas do mesmo sexo. Vem ver:

Leia também:

Estados Unidos
Apesar do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo ser permitido nos EUA, mortes de pessoas LGBT bateram o recorde no país em 2016. De acordo com relatório, homossexuais continuam vulneráveis à violência, especialmente no que descreveu como o “clima político incendiário” atual. Um dos últimos exemplos de discriminação contra a comunidade nos EUA veio da Carolina do Norte, que queria obrigar os transexuais a usarem o banheiro corresponde ao sexo que têm em sua identidade e não a daquele com que se identificam.

Reino Unido
Um a cada três gays e uma de cada quatro lésbicas já foram vítima de algum ataque violento no país e mais de 70% já foram agredidos verbalmente em público. No entanto, A legislação que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi promulgada por Consentimento Real na Inglaterra e País de Gales em 2013. Na Escócia, foi legalizado em 2014 – foi o 17º país a legalizar -, e na Irlanda do Norte o casamento gay é ilegal.

Egito
Relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo em locais privados não é proibida por lei. No entanto, a Lei de Combate à Prostituição e vários artigos do Código Penal Egipcío têm sido usados ​​contra pessoas LGBT nos últimos anos. No país, também não existem penalizações contra a discriminação.

Austrália
O casamento gay no país foi aprovado em 2017 e a adoção por casais LGBT é permitida nos estados de Território da Capital Australiana, Tasmânia, Nova Gales do Sul e Austrália Ocidental.
A proposta está em discussão no estado de Vitória.

Tonga
No país, apenas a homossexualidade feminina é permitida. O Artigo 140 do Código Penal Tonganês criminaliza a penetração anal durante o sexo entre homens. Caso haja provas, através da emissão de esperma, o Tribunal decide se a pessoa pode ser condenada a ser chicoteada em conformidade com as disposições do artigo.

Taiwan
A Taiwan foi o primeiro país da legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Ásia. Por lá, também existem algumas leis que penalizam a discriminação no local de trabalho e na educação.

Coreia do Norte
Atos considerados homossexuais na Coreia do Norte não são considerados legais de acordo com os ideais do ditador – existindo até campos de prisioneiros para os dissidentes. No país, também não existem leis sobre identidade de gênero/expressão.

França
Apesar de possuir leis que protegem a identidade de gênero e banir todas as discriminações anti-gay, a França possui uma alta taxa de suicídio entre jovens LGBT. De cada três pessoas que tentam tirar a própria vida, uma é homossexual. A chance de homossexuais cometerem suicídio no país é treze vezes maior do que um heterossexual.

México

Em junho de 2015 a Suprema Corte do México declarou todas as proibições estaduais sobre o casamento gay inconstitucional, legalizando uniões do mesmo sexo em todo o país – embora tecnicamente os estados que ainda não aplica esta lei sejam obrigados a fazer. Na capital do país, a adoção é permitida, porém nos outros estados, somente um homem gay solteiro pode adotar uma criança.

Turquia
No país, não existem leis que criminalizam a homossexualidade, porém a comunidade LGBT é tratada como “doentes” no país. Gays estão isentos do serviço militar por terem sido marcados como dotados de “problemas mentais”. Leis anti-descriminação foram adicionadas à constituição em 2004, mas retiradas logo depois pelo governo.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close