Intercâmbio: 8 coisas que ninguém nunca te contou

Foto: Fundo fotografia desenhado por Jcomp – Freepik.com

Fazer intercâmbio pode ser uma das experiências mais legais de toda a sua vida. Além de ter a oportunidade de aprender e treinar um novo idioma, você conhecerá as tradições e culturas de um país totalmente diferente do seu – além de ganhar uma maturidade que levaremos para a vida. Porém, além de ser um momento incrível na nossa vida, o intercâmbio também conta com alguns, digamos, “imprevistos”, que normalmente não estão em nossa mente quando fechamos a viagem. Aqui, a gente te conta quais são alguns deles:

Leia também:

1- Se comunicar com alguém será difícil no começo
A dificuldade em se comunicar em um idioma diferente do seu será visível no começo. Por mais que você já possua um conhecimento avançado, vivenciar na prática pode ser difícil no começo. A dica é se jogar, tentar, errar e aprender com os vacilos. No final do intercâmbio, você vai ver como seus conhecimentos evoluíram – e vai ficar orgulhoso disso!

2- Você pode perder o controle nas compras
Miga, toma cuidado: você não está viajando e nem está de férias. Perder o controle na hora das compras pode te deixar no aperto na hora de comprar alguma comida para sua casa ou algum livro para o curso que está fazendo. Lembre-se que é importante ter sempre uma graninha reserva com você, mesmo tendo seus pais te ajudando do seu país natal, ok? Nunca se sabe se você precisará de uma verba de emergência ou não.

3- Você pode ficar doente – e vai ter que se virar!
Um clima totalmente novo somado com ansiedade, nervosismo e mudanças na alimentação contribuem e muito para o sistema imunológico cair e você acabar doente. Por isso, vá para o intercâmbio munido de remédios básicos para dor de cabeça, febre, dor de barriga, enjoos… Caso eles acabem, não tenha medo de ir na farmácia e comprar um, tá? É importante você garantir um seguro viagem caso precise dar um pulinho no hospital também.

4- A comida pode ser uma questão
É claro que existem restaurantes brasileiros em outros países e você pode comer neles por alguns dias, mas aí vai uma dica: você vai acabar gastando MUITO se ficar só procurando esse tipo de lugar. Tente se adaptar a culinária local e acessível, comendo comida de qualidade por um preço mais baixo. Vale perguntar para os seus colegas de escola ou para a família que está te recebendo.

5- Lavar as roupas é caro
Um fato que acontece frequentemente no intercâmbio: muitas vezes, você repensa se aquela roupa está realmente suja e se você consegue usá-la mais uma vez. Motivo: o alto preço das lavanderias. Para evitar gastos desnecessários, junte a quantidade máxima de roupa suja que conseguir antes de correr pra lavar. Economizar quando se está estudando fora é tudo!

6- Pode tomar água da torneira
E já que estamos falando sobre economizar, aí vai uma dica mestre: beba água da torneira! Sim, elas são de boa qualidade e você até pode pedir para os garços no restaurante por um copo sem pagar por isso. Nada de sair por aí comprando garrafinhas de água, hein!?


7- As tomadas sempre serão diferentes
Muitas vezes a gente esquece, mas as tomadas dos outros países quase sempre é diferente da do Brasil. Por isso, já leve na mala um adaptador universal. Já pensou chegar na acomodação e não conseguir carregar o seu celular por causa da tomada? Pesadelo!

8- Você vai sentir saudades. Muita!

É inevitável sentir saudades da família e dos amigos do Brasil. Por mais que o intercâmbio seja uma experiência única, faz falta não ter seus pais ou a BFF por perto todos os dias. Mas olha, não deixa isso te desanimar, não! Conclua a melhor viagem da sua vida com muita paciência e mate as saudades fazendo ligações em vídeo diariamente, que tal?

 

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close