Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A adolescente Bruna Sena, de 17 anos, tem motivos de sobra pra comemorar. A estudante passou em primeiro lugar em medicina na USP de Ribeirão Preto. Detalhe: este é o curso mais concorrido da universidade, com 75,58 candidatos por vaga. E sabe o que é mais bacana? Bruna cresceu em uma família humilde, estudou a vida inteira em escola pública e é a primeira pessoa de sua família a cursar uma faculdade. Motivo de muito orgulho, né?

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Bruna conta que se inscreveu no Inclusp, programa social da USP para alunos da rede pública, e que se dedicou o último ano do colégio inteiramente aos estudos. “Claro que a ascensão social do negro incomoda, assim como incomoda quando o filho da empregada melhora de vida, passa na Fuvest. Não posso dizer que já sofri racismo, até porque não tinha maturidade e conhecimento para reconhecer atitudes racistas”, disse.

“Alguns se esquecem do passado, que foram anos de escravidão e sofrimento para os negros. Os programas de cota são paliativos, mas precisam existir. Não há como concorrer de igual para igual quando não se tem oportunidade de vida iguais”, continuou a futura médica.

Sua mãe, Dinália, contou ao jornal que o primeiro lugar de sua filha foi merecido, já que ela se dedicou a vida inteira para isso. Nos últimos anos, ela tem recebido a ajuda de amigos e parentes para fazer cursos paralelos ao colégio e que frequentou um cursinho pré-vestibular dado pelos próprios alunos da USP. “Tudo na nossa vida foi com muita luta, desde que ela nasceu, prematura de sete meses, e teve de ficar internada por 28 dias. Não tenho nenhum luxo, não faço minhas unhas, não arrumo meu cabelo. Tudo é para a educação dela”, desabafa Dinália.

Bruna conta que ainda não sabe em qual área da medicina pretende seguir, porém já adianta que pretende ajudar pessoas de baixa renda. Que exemplo, gente!

Palmas para a Bruna e por todo o seu empenho. O feito é mais do que merecido e a gente não poderia estar mais orgulhoso. <3

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comments

comments

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.