O presidente Michel Temer fez um discurso nesta quarta, 8, Dia Internacional da Mulher, que acabou causando polêmica nas redes sociais. Temer disse que somente a mulher é capaz de indicar possíveis “desajustes” de preço nos supermercados e que ela ainda é encarada como “figura de segundo grau” no Brasil. O presidente ainda falou que se uma sociedade “vai bem” é porque teve uma boa educação em casa e “quem faz isso é a mulher”.

Donald Trump assina novo decreto anti-imigração e retira Iraque da lista

Prefeito anuncia que irá arrancar páginas com referências LGBT de livro escolar

No período de um mês, pelo menos 16 mulheres foram estupradas por policiais na Índia

“E eu digo isso com a maior tranquilidade porque eu tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela, o quanto a mulher faz pela casa”, disse o presidente. “O que faz pelo lar, o que faz pelos filhos e, portanto, se a sociedade de alguma maneira vai bem, quando os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada educação e formação em suas casas. E seguramente isto quem faz não é o homem, quem faz é a mulher. A queda da inflação que nós estamos assistindo, a queda dos juros, o superávit recorde da nossa balança comercial, o crescimento do investimento externo, tudo isso significa empregos e significa também que a mulher, além do cuidar dos afazeres domésticos, vai vendo um campo cada vez mais largo para o emprego.”

Temer continuou dizendo que “ninguém é capaz de melhor detectar as eventuais flutuações econômicas que a mulher, pelo orçamento doméstico maior ou menor”.

A fala do presidente da república vai de contra dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) essa semana. Embora tenha encarado as atividades domésticas da mulher como natural, tal fato faz com que elas trabalhem 7,5 horas a mais do que os homens toda semana. O estudo mostra que, em 2015, as mulheres trabalhavam cerca de 53,6 horas por semana, contra 46,1 horas dos homens.

O discurso do presidente caiu nas redes sociais como uma bomba e Temer recebeu uma chuva de críticas:

Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.