Como lidar com minha saúde mental em época de eleição?

Foto: Shutterstock

As eleições de 2018 estão sendo, certamente, uma das mais debatidas na história do Brasil. De um lado, grupos defendem um candidato; do outro, outros grupos acusam a oposição de propagar notícias falsas; de um outro lado existem as pessoas neutras que preferem se abster votar nulo. Não importa de que lado você está, afinal, vivemos em uma democracia e podemos votar em quem a gente quiser. Porém, não podemos negar que nossa saúde mental sofreu – e muito – nessas eleições.

“[Os momentos que vivemos nas eleições] não são trabalhados no resto da experiência das pessoas. A gente tem pouca educação política e geralmente as discussões sobre são muito superficiais”, conta a doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela UnB e professora de Psicologia no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRJ), Jaqueline de Jesus, à VICE.

Leia também: 

“Vejo um ódio, uma agressividade muito grandes. Sempre teve baixaria em campanha no Brasil, mas me parece que dessa vez a animosidade é maior. Somos nós contra eles, ou eles contra nós”, disse psiquiatra e psicóloga gaúcha Ana Maria Rossi a Folha.

Independente do lado que você esteja, proteger sua saúde mental deve ser o seu foco. Afinal, sem ela não poderemos lutar pelos nossos direitos quando o futuro presidente for eleito. Aqui vai algumas dicas de como te ajudar nessa missão:

1. Fale!
Não fique quietx. Procure uma terapia ou converse com amigos que também estejam sendo afetados com a pressão das eleições. Não dissemine o ódio. Converse com quem te entenda.

2. Desligue-se
Ok, é muito importante ficar informado sobre o que está acontecendo, mas se isso estiver te deixando mais ansiosx, desligue-se! Vale deixar de ver jornais de TV ou acessar portais de notícias ou redes sociais por alguns dias. Esse detox vai te fazer bem!

3. Livre-se de pessoas tóxicas
Tem algum amigo que fica publicando coisas tóxicas ou ofensivas? Exclua ou oculte o que ele posta. Posts fofinhos e leves na timeline são o que há!

4. Silencia grupos no WhatsApp
Você tem um grupo de família ou amigos no WhatsApp que não para de falar de eleições, porém são pessoas queridas pra você? Silencie esses grupos! Tudo pela sua saúde mental, lembre-se!

5. Não compre discussões desnecessárias
No meio do caminho, você encontrará muitas pessoas com opiniões contrárias a sua. Procure argumentar somente com aqueles de seu círculo. Além de preservar sua segurança, isso vai afetar menos sua saúde mental. Se perceber que mesmo assim está sendo afetado, não discuta com ninguém.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close