Apenas 11% do Congresso Nacional é formado por mulheres

Foto: Shutterstock

A baixa presença de mulheres no Congresso Nacional colocou o Brasil no rodapé do ranking mundial que aponta a igualdade de gênero no Parlamento. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo UOL, apenas 11% do Congresso é composto por representantes do sexo feminino.

Leia também: 

Em um ranking mundial com 190 países, o Brasil ocupa a mísera posição 156 quanto à representação feminina em Parlamentos. Ruanda, Cuba e Bolívia ocupam os primeiros lugares da lista.

De acordo com a reportagem publicada pelo portal, foi a forte representação feminina que fez com que Ruanda aprovasse uma lei sobre os direitos trabalhistas para grávidas. Na Argentina, o poder feminino foi responsável por leis voltadas para a saúde sexual de mulheres.

Segundo Patrícia Rangel, pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo) e colaboradora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, falta uma cultura de igualdade de gênero no Brasil. “Os partidos não estão comprometidos, o sistema eleitoral não beneficia [a inclusão das mulheres] e a divisão sexual do trabalho é absurdamente dramática”, destaca ao UOL.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close