Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Existem muitas expressões que dizemos no nosso dia a dia – sem maldade alguma – que possuem um cunho de racismo e precisamos estar de olho nisso. Bordões e piadas que aparentemente não apresentam ofensas possuem origens preconceituosas, por isso, para marcar este dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a gente te conta quais são as expressões que não ajudam em nada no combate ao racismo.

8 mulheres negras que mudaram o mundo

“A dar com pau”
A expressão surgiu nos navios negreiros e era uma forma violenta de fazer os escravos negros se alimentarem – colheres de pau eram enfiadas nas bocas das pessoas a força.

“Inveja branca”
A expressão associa negro e preto a algo negativo, já que o termo significa uma inveja “não prejudicial”.

“Cor do pecado”
A expressão visa sensualizar a mulher negra, ou remetê-la a algo negativo – o pecado, no caso. Em uma sociedade pautada pela religião, ter a cor da pele associada a um pecado não é nada legal.

“Serviço de preto”
O termo remete a um trabalho errado, mal feito ou não concluído, reforçando esteriótipos negativos sobre o trabalhador negro.

“Não sou tuas negas”
A frase mostra que com mulheres negras pode-se fazer de tudo e tem uma forte relação com a quantidade de assédios e estupros que aconteciam com as escravas no passado.

“Denegrir”
A palavra costuma ser usada quando uma pessoa é difamada por alguém, porém seu real significado é “tornar negro”. É um racismo explícito se “tornar alguém negro” é visto como algo negativo, certo!?

“Ter um pé na cozinha”
É outra forma pejorativa de se referir a uma pessoa negra. Remete aos tempos da escravidão, onde o único lugar em que as negras poderiam entrar era a cozinha da casa grande.

“Meia tigela”
Outra expressão que teve origem na escravidão. Quando os escravos eram produtivos, ganhavam uma “tigela inteira” de comida, caso contrário, ganhavam apenas metade do prato, o que deu origem ao termo “escravos de meia tigela”.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comments

comments

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.