6 coisas que você NUNCA deve dizer para uma pessoa com depressão

A depressão ou o transtorno de ansiedade possuem sintomas diferentes em cada pessoa. Alguns têm compulsões físicas, enquanto outros lidam com pensamentos obsessivos. O que é importante sempre estar em mente é que devemos tratar essas pessoas com respeito e compaixão e estarmos conscientes das palavras que usamos em torno delas. O que dizemos pode ser realmente prejudicial, podendo prejudicá-los ainda mais na recuperação. 

Abaixo, listamos seis coisas para você evitar falar a uma pessoa com depressão e transtorno de ansiedade:

1- Você deveria relaxar.
Tais doenças não são problemas que podem ser curados da noite para o dia ou depois de uma sessão de ioga. Na maioria dos casos, dizer isso pode deixar essas pessoas ainda mais tensas do que elas já estão. Depressão é uma doença que deve ser tratada com terapia ou uso de medicação após consultar um médico especializado.

2- Eu também sempre passo por isso, mas não tenho depressão.
Estar triste em alguns momentos ou ficar ansioso antes de uma prova ou teste importante é normal. Porém, comparar esses sintomas esporádicos com uma pessoa que sente isso todo o tempo é totalmente injusto e nada ok. Não minimize os problemas dessas pessoas só porque você sentiu algo parecido uma vez na vida.

3- Você pode simplesmente parar?
Sinceramente, não! Se as pessoas pudessem parar com a ansiedade ou sintomas depressivos, elas simplesmente não estariam nessa condição. Exigir que elas deveriam parar de agir de determinada forma tornam as coisas mais difíceis que ainda podem deixá-las se sentindo culpadas.

4- Mas por que você está tão triste?
É bacana ver que você está interessado em ajudar a pessoa, mas a depressão não depende de apenas um motivo. Tem a ver com uma série de combinações biológicas, experiências sociais e comportamento adquiridos ao longo dos anos.

5- Você era tão mais legal antes.
Pode ter certeza que esse é um dos sentimentos que mais deixam pessoas com depressão aflitas – e dizer isso não é nada legal.

6- É só uma fase!
Se doenças mentais não forem tratadas adequadamente, não serão apenas uma fase. Portanto, dizer que em breve passa do nada é totalmente inadequado.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close