5 livros para entender o que foi a ditadura militar no Brasil

A ditadura militar é uma forma de governo cujos poderes políticos são controlados por militares. Neste caso, esse grupo de pessoas chegam ao poder quase sempre através de um golpe de Estado, em que um governo legítimo é derrubado através de forças de segurança.

Leia também:

No Brasil, o governo militar durou de 1964 a 1985. Os militares ocuparam as ruas em um período conhecido pela a ausência dos princípios básicos da democracia, além de censura e perseguição política. Inúmeras pessoas que se posicionavam contra o regime foram torturadas e mortas por alguns dos militares.

Na época, apenas dois partidos políticos continuaram existindo: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) – ambos formados predominantemente por militares.

Para entender melhor o que foi esse período sombrio na história do Brasil, selecionamos 5 livros que você pode ler já!

1968 – O Ano que não terminou (Zuenir Ventura)
Zuenir Ventura, jornalista que esteve à frente de movimentos de resistência, mostra um recorte do que foi o ano de 1968 no Brasil. Além de mostrar fatos importantes como a Passeata dos Cem Mil, ele ainda destaca artistas e personagens culturais que marcaram a época, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque.

O Grande Irmão (Carlos Fico)
No livro, podemos conhecer melhor a operação estadunidense Brother Sam e suas influências para a realização do golpe de 1964. A obra mostra a “ajuda” que os EUA ofereceu ao Brasil na época através de documentos e relatos.

Marighella (Mário Magalhães)
Fundador de um dos maiores grupos de oposição ao regime, a Ação Libertadora Nacional, Carlos Marighella é um personagem bem significativo na história da ditadura. Ele participou de operações de combate e foi presto e torturado por militares. A biografia escrita por Mário Magalhães ganhou o Prêmio Jabuti em 2013.

O Golpe de 64 (Oscar Pilagallo e Rafael Campos Rocha)
Se você é fã de quadrinhos, vale acrescentar essa HQ na sua coleção. A obra tem como foco o golpe e mostra desde como os militares estavam se articulando até a eleição do Collor e as primeiras eleições diretas. O ponto de destaue é a forma assustadora que a obra mostra as semelhanças da época com os dias atuais.

O Governo João Goulart – As Lutas Sociais no Brasil (Luiz Alberto Moniz Bandeira)
Livro escrito pelo historiador e cientista político Moniz Bandeira, a obra aborda os fatos políticos e sociais que resultaram no golpe de 1964. É uma ótima aula para entender como estava o cenário na época em que João Goulart governava o Brasil. Não fala muito sobre as consequências da ditadura, mas sim os principais fatos que levaram ao regime. 

 

 

 

 

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close