5 livros feministas para você ler agora!

Em meio a uma chuva de informações que circula na internet sobre o feminismo, é bom parar um tempo para se informar de verdade e saber o que dizer por aí sobre essa bandeira que está hasteada em nossa cabeça – ainda bem, né!? Para te ajudar nessa, existem algumas obras que você pode ler e se aprofundar mais no assunto, além de serem livros interessantíssimos e divertidos de acompanhar. Quer ver só? Dá só uma olhada na nossa lista com 5 livros girl power pra você colocar na cabeceira já!

Leia também:

Deslocamentos do Feminino – Maria Rita Kehl

A psicanalista Maria Rita Kehl investiga as relações entre a mulher, a posição feminina e a feminilidade, como se mostravam no século passado e quais era seus anseios reprimidos. A autora tenta entender as aflições e os impasses que levaram tantas mulheres a procurar a clínica de Sigmund Freud no final do século XIX. É uma forma de entender o feminino em uma vertente mais psicológica.

Sobrevivi… Posso contar – Maria da Penha
Lançado em 2010, a obra conta a vida da autora, que sofreu uma cruel, dolorosa e covarde violência – que resultou na Lei Maria da Penha, que protege as mulheres de agressões físicas.  Maria da Penha oferece sua história a toda sociedade, como uma forma de contribuir com transformações pelos direitos das mulheres a uma vida sem violência.

Um teto todo seu – Virginia Woolf

O livro é excelente para entendermos a primeira parte do feminismo. Publicado em 1929, a escritora pontua em que medida a posição que a mulher ocupa na sociedade acarreta dificuldades para a expressão livre de seu pensamento. A obra questiona o machismo da época e o quanto as mulheres precisavam se provar intelectualmente para se mostrar que eram tão capazes quanto os homens.

O Segundo Sexo – Simone de Beauvoir

Também conhecido como a “Bíblia do Feminismo”, O Segundo Sexo foi publicado originalmente em 1949 e nele são aplicados diferentes vertentes do feminismo – desde a onda que aconteceu nos anos 60/70 até alguns conceitos aplicados nos dias de hoje.

Você já é feminista. Abra esse livro e descubra o porquê – Organização de Nana Queiroz

Neste livro fácil e direto de entender, a equipe da Revista AzMina faz um bê-a-bá do feminismo e fala diretamente o que ele tem a ver com a sua vida de maneira bem simples. A obra apresenta 23 textos de autoras como Djamila Ribeiro, Luísa Marilac, Lola Aronovich, Nana Queiroz, Amara Moira, entre outras. Nos textos, temas como ambiente de trabalho, divisão de tarefas domésticas, machismo, tabus sexuais, parto, legalização do aborto, maternidade e família são discutidos de maneira acessível e introdutória.

 

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close