10 frases e expressões machistas que você precisa parar de usar

Foto: Reprodução/Instagram

Infelizmente, o machismo já está tão infiltrado em nossa sociedade que é comum ver pessoas falando frases e expressões sexistas como se fossem a coisa mais comum do mundo. Algumas falas consideradas “brincadeira” trazem uma dose ofensiva de misoginia, algo que a gente tem que lutar constantemente em nosso dia a dia.

#PressForProgress: conheça o tema do Dia Internacional da Mulher 2018

Que tal começar com pequenas atitudes em sua rotina e abolir do seu vocabulário essas frases e expressões super machistas? Vem ver:

Pesquisa revela que quase metade das garotas acreditam que certos empregos são exclusivos para homens

“Coisa de mulherzinha”
Dizer que algo é “coisa de mulherzinha” perpetua o pensamento de que tudo relacionado às mulheres é de baixa qualidade. Vale lembrar que essa frase, além de ser ruim para as mulheres, também força homens a esconderem sentimentos e gostos por conta do medo do preconceito e de pensamentos machistas.

“Saiu de roupa curta, estava pedindo, né?”
Repita esse pensamento para si mesmo: NINGUÉM pede para ser assediada ou estuprada. O fato de uma mulher sair na rua com uma roupa curta não dá o direito de um homem assediá-la ou dizer coisas ofensivas à ela. Essa expressão dá suporte para comportamentos criminosos que podem colocar o bem estar – e a própria vida – das mulheres em risco.

“As mulheres têm que se dar ao respeito, né?”
Dividir as mulheres entre “mulheres pra casar” ou “mulheres de respeito” e “mulheres pra farra” as identifica apenas como objetos a serem usados pelos homens. Além disso, a frase insinua que mulheres não devem ter determinadas atitudes que aí não serão consideradas “de respeito”.

“Você não vai arrumar ninguém se sair desse jeito”
E quem disse que você deve sair de casa somente com o intuito de arrumar alguém?

“Ela não quis ficar comigo, deve ser lésbica”
Migo, assim como você e todos os homens, as mulheres têm o direito de escolher se elas querem ou não ficarem com alguém. Ah, e lembre-se: quando ela diz “não”, é “NÃO”!

“Está de TPM, é?”
Não é porque uma mulher está irritada ou brava com alguma coisa que ela está de TPM, tá? Vincular sentimentos femininos unicamente às mudanças hormonais tira o direito de as mulheres se sentirem aborrecidas ou chateadas com algo do dia a dia – algo que é direito de TODO mundo, viu!?

“A única coisa que você pilota bem é o fogão”
Peraí, o que? Mulheres podem ser ótimas pilotos, empresárias, chefes, donas de empresas… O que quiserem! E homens também podem se aventurar na cozinha, viu!? Quem mesmo que disse que só a mulher que precisa ir pra beira do fogão?

“Mulher não pode falar palavrão”
Então homem também não pode, tá? Se é feio para um, é feio pra todos.

“O sonho de toda mulher é ser mãe”
Não, o sonho de toda mulher é ser o que ela quiser e parar de ouvir os outros palpitando sobre o que ela deve ou não fazer. Lembre-se: se casar NÃO é uma regra. Ter filhos NÃO é uma regra.

“Mas ela provocou”
Assim como dissemos em um dos itens acima, uma mulher nunca pede para assediá-la, estuprá-la ou agredi-la. São atos criminosos que precisamos lutar contra todos os dias.

 

 

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close