10 coisas que você precisa saber sobre coletor menstrual

Foto: Shutterstock

O coletor menstrual se tornou muito popular nos últimos anos e se tornou queridinho por parte das mulheres que não curtem o absorvente ou procuram uma solução mais ecológica do que a tradicional.

Leia também:

Apesar de estar sendo muito falado por aí, muitas mulheres ainda têm dúvidas quanto ao seu uso, segurança e real eficácia. Será que ele é realmente maleável ao colocar na vagina? Será que o sangue da menstruação realmente ficará retido? A gente te conta agora:

1- Você não precisa colocar o produto inteiro na vagina, como funciona com o absorvente interno. Ao colocar, ele fará um pequeno barulhinho que mostrará que foi colocado da maneira correta.

2- Financeiramente, o coletor menstrual pode ser mais vantajoso do que absorventes. Cada coletor custa por volta de R$ 80. Porém, ao contrário da opção tradicional, ele pode durar até 8 anos, se bem higienizado.

3- Tome cuidado ao colocar o coletor dentro da sua vagina. Se bem inserido, ele passará totalmente despercebido. Porém, assim como o absorvente interno, ele poderá até machucar se não for bem colocado, viu!?

4- A maneira ideal de fazer a limpeza do acessório é usando água fria e sabão neutro. A cada ciclo, vale limpar com água fervente.

5- Fique tranquila: mulheres virgens podem usar o coletor numa boa, mas aí vai um alerta: em alguns poucos casos o hímen pode acabar se rompendo. O bom é que o canal vaginal é bem flexível, o que facilita e muito a introdução do acessório. Na dúvida, consulte o seu ginecologista de confiança.

6- O coletor menstrual pode ser usado por um período de até 12 horas. Depois disso, é bom tirá-lo e higienizá-lo.

7- Sim, você pode seguir sua vida normalmente com o coletor. No caso da prática de exercícios físicos, prefira aqueles de menor impacto.

8- O material dos coletores não provoca reações alérgicas e não favorece a proliferação de bactérias, o que diminui consideravelmente o risco de infecções. Porém, é bom ficar atenta: o risco pode aumentar caso não seja feita a higienização adequada.

9- Não é preciso tirar o coletor para fazer xixi ou o número 2. Pode fazer tranquilamente.

10- Fique atenta ao prazo de validade estipulado pela marca. Ao vencer, troque o seu coletor. Também é hora de comprar um novo ao perceber rachaduras, rasgos ou cheiro forte.

Comments

comments

Leave a Reply
Your email address will not be published. *

Click on the background to close